Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus internet

Com pandemia, ecommerce terá que se adaptar a clientes de todas as idades

Em 2020, o ecommerce conquistou 13 milhões de novos consumidores, segundo relatório Webshoppers

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a pandemia, nós, os mais maduros, estamos nos informando, divertindo, trabalhando e comprando como os jovens já faziam. Em 2020, o ecommerce conquistou 13 milhões de novos consumidores. No total, 29% a mais do que em 2019. E faturou R$ 87,4 bilhões, 41% acima do ano anterior, segundo o relatório Webshoppers.

O comércio presencial sempre terá seus atrativos, mas caberá aos fabricantes adaptar seus produtos ao mundo digital, a fim de atender os clientes jovens, e os nem tanto.

Idosa em curso para aprender a usar o celular, na Biblioteca São Paulo - Rivaldo Gomes - 29.jun.2017/Folhapress

Para os menores de 30 anos, a propósito, não houve grandes mudanças. Elas e eles já eram extremamente conectados. Talvez tenham percebido, por exemplo, que vários consumidores nesta faixa etária não têm aparelho de TV nem telefone fixo. E uma parcela expressiva deles não vê necessidade de comprar automóvel nem imóvel, pois andam de bike, pedem transporte por aplicativo, e alugam apartamentos e casas.

Isso sem contar que, ao que tudo indica, o leilão da tecnologia 5G irá adicionar muito mais qualidade à conectividade por dispositivos móveis. Abrirá as portas, por exemplo, à internet das coisas —interconexão digital de objetos cotidianos.

A que ajustes me refiro para facilitar o comércio virtual? Por exemplo, à padronização rigorosa de tamanhos de roupas e calçados. Também a mais variedade em refeições e lanches, a fim de abranger as necessidades de pessoas que não comam proteína animal, açúcar, glúten, sal, lácteos etc. E a caprichar nos detalhes sobre instalação de produtos eletrônicos, e suas características técnicas.

Isso vale, também, para bebidas como vinhos e cervejas. Ou seja, oferecer mais dicas para que os interessados possam desfrutar destes produtos com mais informações. Sempre com moderação, evidentemente.

Podem ter certeza, também, que os novos consumidores exigirão cada vez mais comprometimento dos fabricantes com causas ambientais, diversidade, mobilidade e direitos dos animais. Este caminho de vida digital, acreditem, mal começou a ser trilhado. Será um grande aprendizado para todos nós.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.