Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus internet

Golpes digitais têm links, anexos e erros de português; lei sancionada pode aumentar pena

Lei altera o Código Penal e cria agravante, com pena de reclusão de quatro a oito anos para furto feito por meio destes dispositivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vocês se lembram do falso médico que se denunciou ao receitar ‘potaciu’ em lugar de potássio? Pois essa é uma das características frequentes das mensagens enviadas para roubar dados, como senhas da conta-corrente e de cartão de crédito: erros grosseiros na escrita, além do envio de links ou anexos.

Mas este cenário de impunidade pode mudar: foi sancionada a lei nº 4.554/2020, que amplia as penas por fraudes, furtos e estelionatos praticados com o uso de dispositivos eletrônicos —celulares, computadores e tablets.

A lei altera o Código Penal e cria agravante, com pena de reclusão de quatro a oito anos para furto feito por meio destes dispositivos, estejam ou não conectados à Internet. Também aumenta a penalidade de golpes cibernéticos cometidos contra idosos e vulneráveis.

Mesmo com esta lei, devemos ficar atentos e dificultar a vida desses golpistas, que costumam se repetir em suas iniciativas criminosas. No período de entrega das Declarações de Imposto de Renda, por exemplo, multiplicam-se emails atribuídos à Receita Federal, que já informou centenas de vezes que não envia solicitação de dados nem de ajustes via mensagens digitais. Outro golpe frequente é o "aviso" de que a pessoa foi sorteada, mas que precisa fazer um depósito em dinheiro para liberar o prêmio.

Mensagens com supostos logotipos de bancos advertem que o cliente tem de fazer uma atualização de segurança. Em uma das que recebi, estava escrito que “a atualização cadastral pendente em nosso sistema, impossibilitante o funcionamento por completo do mesmo”. Impossibilitante em lugar de impossibilita.

Em alguns emails, a armadilha é ainda mais sutil: o ‘clique aqui’ para ser removido da lista. Ou seja, você pensa que se livrará daquele spam, clica e instala algum programa malicioso que "pesca" seus dados.

Nunca clique em links. Não abra anexos não solicitados. Contas de email e de WhatsApp às vezes são clonadas, e disparam mensagens fraudulentas. Por isso, se chegar mensagem de algum familiar, amigo ou conhecido com solicitação de dinheiro, desconsidere. Trata-se de clonagem ou de falta de bom senso (afinal, a pessoa deveria pelo menos ter ligado para você).

Desejo que, com a nova lei, estes criminosos vão para o potaciu que os carregue.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.