Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Racismo ainda impera no comércio

Enquanto não ficar claro que as empresas não endossam nem tolerarão racismo, casos como o do Assaí Atacadista vão se repetir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desta vez não houve assassinato, como no caso João Alberto —cidadão negro morto por seguranças em uma loja do Carrefour, em Porto Alegre, em novembro do ano passado—, mas novamente o racismo pontificou no comércio. Nesta segunda-feira (9), um homem negro de 56 anos teve de tirar a roupa para provar não haver furtado mercadorias no Assaí Atacadista, em Limeira (SP).

Para vergonha de todos nós, em muitos aspectos, ainda prevalece o pensamento escravagista em nosso país, que tem a maior população afrodescendente fora da África.

Mais uma vez, há nota oficial repudiando o nefasto acontecimento. Mas até quando essas situações se repetirão? Pergunto e respondo: enquanto não ficar muito claro que as empresas não endossam nem tolerarão tais atitudes. Além disso, estes que agridem, humilham, ofendem e desrespeitam pessoas por racismo deveriam temer as consequências judiciais de seus crimes.

Códigos de conduta e de ética são muito bonitos. Porém, por mais completos e abrangentes que sejam, não bastam. O respeito à diversidade só será efetivo e real quando ocorrer em todas as práticas empresariais, como o acesso a cargos de chefia e de direção.

As contratações de empregados e de prestadores de serviços devem ser muito bem-feitas. Contratar segurança, geralmente terceirizada, demanda muita cautela, pois não se pode delegar tal função a pessoas desequilibradas e racistas. No caso de João Alberto, a má contratação custou a vida dele!

Como observei ao escrever sobre João Alberto, o olhar discriminatório já ofende e intimida. Para mudar isso, há que transformar o pensamento. Entender que ainda temos muito a fazer para que as consequências da infame escravidão sejam superadas. E isso se faz com igualdade de oportunidades, e um novo olhar que enxergue pessoas, sem classificações segregacionistas.

Segundo o Instituto Ethos, embora a população negra represente 56% dos brasileiros, ocupa menos de 5% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do país. Jovens negros são as principais vítimas de homicídios no Brasil.

O que se espera do Carrefour, do Assaí e de outras companhias de todos os portes são ações efetivas para evitar a violência racista, muito mais do que notas lamentando o fato já ocorrido. E que despendam inteligência, dinheiro e tempo para estabelecer políticas verdadeiras de igualdade, em todos os sentidos.

A discussão sobre a agenda ESG (ambiental, social e governança) nas empresas precisa ser corroborada por ações simples, mas efetivas, contra todo e qualquer tipo de discriminação. E esse não é o teto, e sim o piso para uma sociedade mais justa.

O racismo está expresso na concentração de renda, no desemprego, no subemprego, na violência, na falta de saneamento, na crise de moradias e em todos os monumentais problemas não resolvidos do Brasil. É imperdoável que a mentalidade escravagista ainda vigore tão fortemente por aqui. Uma vergonha para todos nós.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.