Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu
Folhajus tecnologia

Padronização de carregadores de celular faria bem ao planeta e ao bolso do cidadão

Lei que obriga fabricantes a fornecer dispositivos deveria impedir alteração de modelos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta época de absurdos, até o óbvio tem de virar lei. Por isso, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga fabricantes de celular e de computadores a fornecer, com estes produtos, carregadores, fontes de alimentação, cabos e componentes essenciais. Sugiro que aproveitem para exigir a padronização de carregadores e baterias.

Lembro que a Apple, alegando redução de emissão de carbono e de lixo eletrônico, estava vendendo novos modelos do iPhone sem carregador. A companhia foi notificada pelo Procon-SP em 2020, e multada em março de 2021.

A Samsung, por sua vez, assinou em fevereiro último um Termo de Compromisso Voluntário, pelo qual foi assegurado ao consumidor o direito de rec​eber, sem custo, um carregador para um de seus modelos de smartphone.

Realmente, os carregadores vão ficando pelas gavetas, mas isso não ocorre por desleixo do consumidor. A constante alteração destes acessórios, devido à falta de padronização, é a responsável por esse lixo eletrônico.

Então, como sugeri em artigo neste espaço há seis anos, vamos padronizar os carregadores de celular. Lamentavelmente, o projeto que motivou o artigo foi arquivado posteriormente, ou seja, não virou lei.

Equipamentos eletrônicos - Fred Chalub - 03.dez.2010/Folhapress

Exigir que o smartphone e outros dispositivos sejam vendidos com carregadores, fontes e outros itens essenciais, é uma proposta sensata.

Seria ainda melhor definir em lei a padronização desses acessórios, pois isso sim evitaria emissão de carbono, lixo eletrônico, despesas adicionais ao consumidor e as gavetas cheias de carregadores e de baterias sem serventia.

Ou seja, faria bem para o planeta e para o bolso do consumidor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.