Mariana Carneiro

Na Folha desde 2011, é repórter de economia em Brasília. Foi correspondente em Buenos Aires. Formada pela PUC-Rio, é pós-graduada em finanças.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariana Carneiro

Quer pagar quanto?

Talvez esteja na hora de Bolsonaro construir um cadastro positivo para governar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana entrou em vigor o novo cadastro positivo com a missão de reunir boas informações dos consumidores.

Até o passado bem recente, apenas a má fama corria no mercado. Se o consumidor desse calote ou atrasasse o pagamento de um boleto, todos saberiam. Mas se pagasse em dia, a informação não circulava.

A aposta é a de que, ao correr a boa fama, consumidores terão acesso a empréstimos mais baratos.

Neste momento, Jair Bolsonaro vive situação inversa em sua relação com o Congresso.

A desconfiança que semeou entre os colegas da política faz com que o governo tenha que desembolsar hoje valores mais altos em emendas parlamentares do que Michel Temer e Dilma Rousseff fizeram em votações relevantes no passado.

Deputados afirmam que, enquanto Dilma e Temer se comprometiam em liberar R$ 5 milhões por parlamentar para conquistar votos, Bolsonaro prometeu R$ 20 milhões.

Desde a posse, o presidente tem rejeitado formar uma base de apoio rígida no Congresso, idealizando agrupar aliados a cada votação.

É um jeito diferente de se relacionar com o Parlamento, que minimiza o número excessivo de partidos com os quais o governo terá que negociar. Mas o tempo dirá se Bolsonaro terá sucesso em sua estratégia.

O que pode se dizer até o momento é que o presidente paga mais caro. E não é só pela rejeição à ideia de base.

A fama de mau pagador de Bolsonato se espalhou entre parlamentares, alimentada pela prática do presidente de combinar algo em privado e fazer outra coisa diante do público. No meio político, a conduta se assemelha a um calote.

Em reuniões privadas, segundo narram deputados, o presidente teria prometido trégua aos partidos de centro, mas nas redes sociais alimentou a artilharia do combate à "velha política".

A confrontação que elegeu Bolsonaro hoje cobra seu preço. Talvez seja a hora de construir um cadastro positivo para governar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.