Mariana Carneiro

Na Folha desde 2011, é repórter de economia em Brasília. Foi correspondente em Buenos Aires. Formada pela PUC-Rio, é pós-graduada em finanças.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariana Carneiro

O que Bolsonaro não diz

Com tantas vidas em jogo, mostrar o que ele não diz é questão humanitária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde o início da emergência provocada pelo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro não disse uma palavra para confortar os que têm medo da doença e da fome, a quem teme perder tudo o que construiu e aos que adoeceram. Também não disse às pessoas sobre como colaborar com familiares, colegas de trabalho, empregado ou patrão.

O presidente disse, sim, muitas coisas sobre o que acha da doença e como considera importante que o trabalho seja mantido, pois as pessoas dependem do que ganham.

O que se espera de um líder não é dizer o óbvio, mas mostrar que somos capazes de superar a adversidade e nos refazer. E que todo o esforço será empregado nisso. É dizer que a comida chegará à casa de quem passa fome, seja pelo esforço do Estado, seja pela solidariedade dos vizinhos, porque agora é preciso aumentar a dose de compaixão.

O que Bolsonaro não diz é também o cálculo político que parece fazer da crise. Ao apontar os riscos de emprego e recessão —outra constatação óbvia—, sugere preparar o terreno para o discurso que entoará após a tempestade, o clássico "eu avisei".

Dessa maneira, já estão lendo os políticos Brasil afora, Bolsonaro tentará se livrar da culpa da crise econômica instalada. Com o perdão aos otimistas, mas é bem provável a recessão e o elevado desemprego.

Se o isolamento social que o presidente critica for bem-sucedido, Bolsonaro reforçará a imagem da gripezinha e pode ganhar pontos na retórica política, sonhando com a reeleição. Se der errado, será uma tragédia em que todos, não apenas ele, serão engolidos. Então, soa uma conta simples: ele parece apostar na opção em que vê chances de ganhar.

A crueza da lógica política, mesmo quando não parece haver sensatez, é algo antigo nos corredores do poder. Nosso trabalho diário, como jornalistas, é trazê-la à luz do dia. Mas, quando há tantas vidas em jogo, mostrar o que Bolsonaro não diz tornou-se uma questão humanitária.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.