Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu

Respostas rápidas são ideais para combater machismo no futebol

Posturas de Goiás e Vila Nova e da Band foram exemplares diante de constrangimento de 'musas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Torcedora ao lado de bandeira com o símbolo do Goiás no estádio Serra Dourada
Torcedora ao lado de bandeira com o símbolo do Goiás no estádio Serra Dourada - Danilo Verpa - 18.set.2012/Folhapress

Em um clássico contra o Vila, se o juiz põe para fora, você mete a boca? Se o seu nutricionista mandar você chupar uma laranja, porque faz bem à saúde, você chuparia um saco? Se quem não tem perna é perneta, quem não tem punho é o quê?

Essas perguntas não foram feitas num programa humorístico do século 20, mas no “Os Donos da Bola”, da afiliada da Band em Goiás, no quadro “Desafio das Musas”. Assistir à gravação é ainda mais constrangedor do que ler a notícia.

O apresentador se achando super engraçado ao questionar as representantes do Goiás e do Vila Nova, em duas ocasiões diferentes, com questões de cunho sexual, comportamento digno de adolescentes dos anos 1990, em ebulição hormonal.

Musas do futebol, piadas com duplo sentido, tudo isso é muito século passado, mas a reação ao ocorrido foi digna dos dias atuais. Quarta (21), o Goiás Esporte Clube emitiu um comunicado repudiando o tratamento dado a Karol Barbosa e disse que “medidas serão tomadas”.

Horas depois, no mesmo dia, num efeito cascata, mas um tanto atrasado, o Vila Nova também se manifestou em apoio a Karolina Rodrigues, que tinha sido “entrevistada” no mesmo quadro, no dia 9 de fevereiro.

Quinta (22), foi a vez da direção da Band, em São Paulo, determinar o cancelamento do programa em Goiás, substituído pelo “Jogo Aberto”, apresentado por Renata Fan.

Exemplares as posturas dos times e da Band. Com respostas rápidas é que se combate machismo, assédio, homofobia, racismo, tão impregnados em nosso futebol, que nada mais é do que reflexo da nossa sociedade.

Foi de dar pena o despreparo das “musas” ao se verem em situações tão constrangedoras como aquelas. Uma mulher mais bem preparada e consciente do absurdo da situação teria levantado e deixado o programa. Infelizmente não foi o que aconteceu, mas ao menos não ficou por isso mesmo. 

Como se não bastasse toda lambança, a justificativa do programa nas redes sociais foi de que tudo era apenas um teste. “As perguntas de duplo sentindo foram feitas para que todos parassem um momento e pensassem a respeito do que várias mulheres sofrem todos os dias”, dizia uma parte do comunicado.

Inventar uma desculpa mirabolante dessa é ainda pior do que não assumir o erro. É acreditar que o público é idiota. Não é. Acompanhei a repercussão nas redes sociais e, com alívio, percebi que homens e mulheres repudiaram o ocorrido.

Sempre digo que o feminismo precisa dos homens para que, juntos, possamos combater o machismo. 

Ver dois clubes de futebol se levantarem em defesa das mulheres que, de alguma forma, os representavam, nos enche de esperança de que o mundo está, ainda que aos poucos, evoluindo.

Damos um passo à frente e dois atrás. Enquanto escrevo esta coluna, recebo um vídeo em que a campeã olímpica de judô Rafaela Silva conta que o táxi em que fazia o trajeto do aeroporto do Galeão para sua casa foi parado pela Polícia Militar.

A PM nega que tenha havido constrangimento e diz que intensificou o policiamento e que adota critérios técnicos e legais para cumprir sua missão, mas Rafaela afirma ter ouvido um dos policiais dizer ao taxista que achava que ele a tinha pegado na favela.

Parar negros dentro de táxis é critério? 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.