Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Eleições 2018

Salvadores da pátria

Bolsonaro e Lula estão em lados opostos, mas seus eleitores agem de maneira idêntica

Antes mesmo de a campanha começar, não eram raras as cenas do deputado Jair Bolsonaro sendo recebido em aeroportos por multidões. Ainda que não tenha em seu currículo grandes feitos, não é difícil entender a razão dessa idolatria: ele foi alçado ao posto de herói que vai “salvar” o Brasil do PT. Para seu eleitor, isso basta.

Não por acaso, o único político com tratamento semelhante é Lula. Por ele, seus seguidores fazem vigília, greve de fome, tatuam sua imagem no corpo, adicionam seu nome nas redes sociais. Você consegue imaginar Geraldo Alckmin sendo chamado de mito ou que alguém imortalize o rosto de Marina Silva no braço? Nem eu.

Bolsonaro e Lula podem estar em lados opostos, mas seus eleitores agem de maneira idêntica ao tratá-los como salvadores da pátria. Tem coisa mais século passado do que isso? Ignora-se que políticos são servidores públicos, deveriam ser fiscalizados, cobrados e ponto. Essa adoração parece incompatível com sociedades politicamente desenvolvidas. Mas, por aqui, esse comportamento soa como eco embolorado de políticos que se consideram deuses, com suas lutas ideológicas e arcaicas.

Essa polarização imbecil protagonizada por esquerda e direita é um veneno para a democracia. Seus candidatos não estão disputando uma eleição para assumir a responsabilidade de cuidar de um país, mas uma guerra em que os perdedores (os eleitores oponentes) são ameaçados desde já com retaliação.

Com esse clima de torcida e de revanche, se o próximo presidente sair de uma dessas extremidades, frustração, raiva e a divisão do país chegarão a níveis insuportáveis. A grande questão é que, entre os outros candidatos, não desponta um líder possível, como fica claro pela quantidade de eleitores indecisos. Muita gente vive uma sensação de desalento ao pensar que não há uma alternativa que lhes salve dos salvadores da pátria e que faça um bom governo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.