Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Testei técnica que ensina a dormir em dois minutos

Ao longo da vida já fui cobaia de quase todo tipo de promessa que me fizesse dormir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Ao longo da vida já fui cobaia de quase todo tipo de promessa que me fizesse dormir. Sinto inveja de poucas coisas, mas no topo da lista estão aquelas pessoas que são capazes de mergulhar em sono profundo, ou raso mesmo, assim que fecham os olhos. Gente que dorme sentada, onde quer que seja, me provoca imensa admiração. E não me refiro ao trabalhador, exausto, que enfrenta quatro horas de transporte público por dia. Dormir, nessas condições, muitas vezes é o que resta.

​De leite morno, na adolescência, já passei por banho de banheira, benzedeiras, massagistas, homeopatia, chás, maconha (que é um santo remédio), até me render à tarja preta num período que era isso ou acordar feito zumbi às 4h30, quando dava expediente num programa de rádio. Então, quando li “aprenda a dormir em dois minutos com a técnica do Exército americano”, não tive dúvidas, salvei o link do texto.

 

Não é um método novo, pelo contrário, foi desenvolvido pela Escola Preparatória de Voo da Marinha dos Estados Unidos, na época da Segunda Guerra Mundial, para atender problemas de privação do sono. Os resultados dos testes mostram que em seis semanas de prática, 96% dos pilotos conseguiam dormir em 120 segundos ou menos, mesmo depois de terem tomado café ou com barulho de tiros do lado de fora.

​A técnica foi publicada pela primeira vez em 1981, no livro “Relax and Win: Championship Performance”, de Lloyd Bad Winter, que foca na melhora da performance esportiva, redução de lesões e dicas para relaxar e aliviar tensões antes das competições.

Passou a circular na internet no ano passado e viralizou, nos Estados Unidos.

O que é bom para soldados e atletas há de ser estupendo para gente comum. Aqui vai o passo a passo da técnica. Em seguida, conto como foi minha experiência.

  1. Acomode-se de maneira confortável. Tanto faz se deitado ou sentado. Lembre-se que a ideia é dormir mesmo em situações não favoráveis. Se estiver numa cadeira, mantenha os pés retos no chão, relaxe os braços no colo. Tapete de ioga, sofá e cama são bônus.

  2. Agora foque na face. Feche os olhos e respire profundamente. Segundo o método, aqui é o epicentro de suas emoções e por isso todos os 43 músculos precisam entrar no modo “relax”. À medida que respira, sinta testa, bochechas, boca, língua e mandíbula perdendo a rigidez. Seus olhos estão fechados, mas precisam ficar frouxos na cavidade ocular, que é controlada por seis músculos. Ao relaxar o rosto e os olhos, você sinaliza ao corpo que é hora de desligar.

  3. O próximo passo é livrar a parte superior do corpo da tensão. Comece relaxando os ombros, deixe que o peso deles caia como se estivessem flutuando sobre o tronco. Respire profundamente enquanto faz isso. Relaxe o braço dominante, aquele com o qual escreve. Sinta que ele repousa sem vida. Faça o mesmo com as mãos e os dedos, os perceba sem peso ou movimento. Repita com o outro lado. É metade do caminho.

  4. O próximo passo são as pernas. Sinta a coxa direita como se fosse um peso morto. Passe para a panturrilha, o tornozelo e o pé. Perceba os músculos frouxos, enquanto afunda todo o membro. Repita com a outra perna. Com o rosto e o corpo relaxados, você está pronto para a última etapa.

  5. Você precisa limpar os pensamentos por 10 segundos. Sim, não pensar no que aconteceu no seu dia, no próximo, as chateações do trabalho, a briga com a mulher. Qualquer uma dessas coisas em mente é capaz de fazer seus músculos se contraírem involuntariamente. O desafio é não pensar em nada. Você pode fixar uma única imagem no pensamento por 10 segundos. Se não funcionar, repita “não pense em nada...”, “não pense em nada...”, por 10 segundos. É isso.

É isso??? Não pode ser, pensei. Mas lá fui eu, na cama, para aumentar as chances de sucesso, e também com sono, depois de um dia cheio.

O primeiro dia foi um desastre. Deixei o celular ao lado (é, eu sei) para ler as instruções. Eu me preocupei em seguir passo a passo e o que consegui foi ficar mais tensa. Pulei partes do corpo, voltava ao começo.

Outro problema foi o foco. Entre relaxar a coxa direita e o calcanhar esquerdo eu me pagava pensando de onde surgiu a dúvida se nazismo é de direita ou de esquerda. Acordei com um baita torcicolo.

No dia seguinte, resolvi treinar antes de dormir de verdade, como se fosse uma coreografia. O que, obviamente, não deu certo, porque tudo que não preciso é de mais uma tarefa. Mas não iria desistir.

Lá pelo quinto dia, eu já estava craque na sequência do relax corporal. Eu já era uma bailarina do método do Exército americano. Só faltavam os 10 segundos sem pensar em nada. Dez segundos. Dez segundos. Dez segundos, eu já sabia, é uma eternidade.

Durante uma semana falhei vergonhosamente. Um, dois, três... nossa, é uma ótima pauta para a coluna de amanhã.... um, dois, três, quatro... preciso tirar aquela toalha rosa do meio das roupas brancas na hora de lavar... um, dois, três, cinco.... meodeos, é aniversario da fulaninha, não liguei pra fulaninha, fulaninha vai acabar a amizade, corre ligar pra fulaninha.... um... dois... não posso acreditar que Michael Jackson fez tudo aquilo... um... dois... três... cara de pau desse deputado em criar um projeto para que os cônjuges morem em Brasília para evitar traições...

Todas as noites em que fracassei procurei refúgio no pior dos lugares: no celular. Aquela muleta ao alcance das mãos, que só piora o que já é crítico, a dificuldade para dormir. Lembrei de uma dica de deixar o aparelho em outro cômodo da casa, o que até então eu insistia em ignorar. Resolvi me render.

E lá fui eu novamente. Um... dois... três... quem será que vai ganhar o BBB... não pense em nada.... não pense em nada.... respira fundo.... não pense em nada... não pense em nada... E eu acordei no meio madrugada com vontade de ir ao banheiro, sem acreditar que tinha conseguido dormir daquele jeito.

Foram mais do que dois minutos nas primeiras noites. Há dias em que não me lembro de respirar mais do que cinco vezes antes de apagar e dormir profundamente. São dez segundos que mudam a vida, o humor e a saúde.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.