Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Antes tarde do que nunca

É positivo saudar quem votou em Bolsonaro e já se arrependeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Até que foi rápido. Cinco meses de governo Bolsonaro e vemos a cada dia mais políticos, empresários, artistas, jornalistas admitirem publicamente que “deu ruim”. É admirável que qualquer um reconheça um erro, mas esse movimento desertor entra para a categoria do extraordinário. 

Não é desprezível que pessoas que influenciam milhões com as suas opiniões digam abertamente o que parte do país sabe desde sempre: Bolsonaro não tem a menor capacidade para governar o país.

O presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em março deste ano
O presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em março deste ano - Pedro Ladeira - 12.mar.19/Folhapress

Era meio óbvio o que aconteceria ao eleger um político despreparado? Para muita gente, sim. Também por causa do prestígio dessas personalidades um sujeito ignóbil como Jair atingiu o status de “mito” entre os eleitores? Não resta a menor dúvida. Eles também são culpados pelo estado de caos em que o país se encontra? Certamente. Muitos deles colocaram lenha nesta fogueira de rancor e vingança em que se transformou o país? O ambiente político tóxico é a resposta positiva para isso. Mas acho positivo saudar os arrependidos e, assim, estimular que outros tomem o mesmo caminho.

Mesmo que tarde, é preferível que percebam a armadilha na qual ajudaram a meter o destino do país a que nunca voltem atrás e continuem remando em direção ao precipício. É preciso coragem para enfrentar a militância ensandecida, por quem são agora tachados de traidores, mas também os críticos que desdenham do arrependimento e ajudam a engrossar a turba que os lincha virtualmente. 

Há uma cobrança, de certa forma justa, de que não é possível que essas pessoas só agora tenham se dado conta da tragédia que seria a eleição de Bolsonaro. Não vamos desprezar que, para elas, nada poderia ser pior do que o PT. E, sim, tudo é possível. Do mesmo jeito que há quem acredite que a Terra é plana e que acaba numa muralha de gelo, há milhares que juram que Bolsonaro foi enviado de Deus para salvar o país. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.