Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Afinal, como funciona a cabeça do bolsonarista?

Ainda causa espanto o raciocínio adotado por eleitores do 'mito' para defendê-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Que Bolsonaro faz projetos de leis e assina decretos sem a menor responsabilidade, ignorando pesquisas e, muitas vezes a opinião pública, não é novidade. E já nem espanta que mesmo as ideias mais estapafúrdias e potencialmente criminosas tenham apoio do núcleo mais radical dos bolsonaristas. Mas não deixa de ser curioso ver como a cabeça dessas pessoas opera.

A defesa agora é em relação ao projeto que acaba com a multa para motoristas que desrespeitarem as regras para o transporte de crianças e que também aumenta de 20 para 40 os pontos para que a carteira seja suspensa. 

Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, em março deste ano
Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, em março deste ano - Adriano Machado/Reuters

Não adianta argumentar que a mudança põe vulneráveis em risco e que o uso das cadeirinhas diminui em 60% o número de mortes. Nada. Tentei dizer que a mudança beneficia maus condutores e que 90% das colisões fatais são causadas por erro humano. Sem sucesso. Finalmente, mandei a real: não é o Código de Trânsito que é muito severo, o motorista brasileiro é que não tem educação. Fui chamada de comunista. Ainda não entendi a ligação. 

A favor das barbaridades do novo projeto do “mito”, seus eleitores dizem que é uma questão de liberdade, que o cidadão tem que ser responsável por suas escolhas e que a tutela estatal em excesso incentiva a desídia. Beleza, vamos usar esse raciocínio para tratar da descriminalização do aborto e das drogas? É claro que não, por que aí já é demais. Entendeu a lógica? Nem eu. 

Quer ter uma ideia de como funciona a cabeça de um radical? Assista ao documentário “A Terra é Plana”. Mesmo com todas as evidências que a ciência já produziu, meia dúzia de malucos prega que a Terra não é redonda. O mais grave: eles têm conseguido convencer outros desmiolados a acreditar no mesmo. O bolsonarista é isto: o terraplanista da política, aquele que rejeita o conhecimento especializado e compra qualquer versão mequetrefe da realidade para provar seu ponto de vista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.