Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

É leviano condenar Bolsonaro antes da lei

Julgamento da internet é sempre mais rápido do que o da Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muitos dos que defendem Lula Livre por considerarem que o ex-presidente não teve um julgamento justo, e talvez não tenha tido, nem piscaram antes de correr para a internet e associar Jair Bolsonaro aos 39 kg de cocaína encontrados no avião de apoio da comitiva presidencial. 

Cidadãos em geral, artistas e jornalistas encheram as redes sociais de memes e piadas, o que é mais do que esperado, pois só assim para aguentar o Brasil. Mas há também insinuações e acusações contra o presidente. Julgado e condenado. 

Morar no mesmo condomínio em que vive o suspeito de matar a vereadora Marielle pode ser apenas uma coincidência azarada. Mas suas relações com Fabrício Queiroz, a explicação furada sobre o cheque recebido pela primeira-dama, o elo entre seus filhos e a milícia, nada disso ajuda em sua imagem. Ainda assim é leviano e grave tentar colar a pecha de traficante no presidente, por mais antipatia que se tenha dele. 

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, neste mês
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, neste mês - Adriano Machado/Reuters

Do que Bolsonaro pode ser acusado e condenado desde já? Do de sempre. Incompetência. Não só dele, mas do governo, visto que o militar preso serviu e viajou com outros dois presidentes, Temer e Dilma. 

Esse incidente expõe não apenas a gestão Bolsonaro, mas o país. Como uma pessoa da comitiva presidencial embarca numa viagem oficial sem passar pelo raio-X? Como um integrante do staff não tem sua vida vasculhada pela PF? O chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, disse que só se tivesse uma bola de cristal para prever o ocorrido. E se no lugar das drogas fossem explosivos? Troquem o general por uma cartomante.

Há muitas perguntas sem respostas, mas elas são necessárias antes que os dedos sejam apontados. O julgamento da internet, porém, é sempre mais rápido do que o da Justiça. A famosa frase de Maquiavel já pode ser adaptada ao século 21: aos amigos tudo, aos inimigos o linchamento antes da lei. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.