Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

#Dia7EuVouDePreto

Bolsonaro insiste em governar apenas para os lambe-botas que o adulam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A minoria atrapalha, a maioria trabalha. Vamos mostrar que já é hora de dar um basta a tudo isso. Vamos inundar o Brasil de verde e amarelo." A frase não é a cara de Jair Bolsonaro? Mas foi dita por Fernando Collor de Mello, quando fez o mesmo tipo de convocação que o atual presidente repete agora. Collor, que enfrentava uma CPI, queria provar que tinha apoio popular. Bolsonaro diz que é pela Amazônia. Mentira.

Bolsonaro  é ousado. Ou seria apenas burrice convocar a população a ir às ruas de verde e amarelo, no dia da Independência? Parece uma aposta bastante alta quando todos os sinais fariam uma pessoa razoável não testar a popularidade, ainda mais repetindo expediente que já levou à queda de um presidente.

Bem, Jair não é razoável. Ele insiste em governar apenas para os lambe-botas que o adulam. Ignora pesquisas que atestam que sua popularidade derrete e sua rejeição cresce. Prefere acreditar em mula sem cabeça a se preocupar que sua base sólida, composta pelo o que o Datafolha chama de bolsonaristas "heavy", é de apenas 12% da população.
 

Bolsonaro na cerimônia de entrega do primeiro Embraer KC-390 - Alan Santos/PR/AFP

Bolsonaro não teme que ​sua convocação possa ter um efeito Collor e que no lugar do verde e amarelo impere o luto. E ele tem motivos para se manter confiante. Parte da população, muito insatisfeita, tem razões de sobra para protestar todos os dias. No entanto, segue apática dentro de suas casas, gritando só nas redes sociais. Efeito prático zero.

Mas a chance de que o descontentamento tome as ruas já movimenta o Twitter por meio da #Dia7EuVouDePreto, resposta ao chamado governista. Na pauta estão a questão ambiental, os cortes na educação, a economia que não decola, o desemprego que não arrefece, o desrespeito às minorias, a censura no meio cultural e acadêmico, o retrocesso na democracia. Se tudo isso não for suficiente para tirar o povo de casa, talvez a provocação de Bolsonaro seja.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.