Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Você já enfiou o crucifixo na vagina hoje?

É comum ver gente reduzindo a importância histórica do feminismo apelando a casos isolados e, sim, lamentáveis, como fez a ministra Damares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pelo discurso da ministra Damares Alves, mulheres e meninas que não se identificam com a ideologia praticada por ela e o governo que representa, todas nós, que somos as inimigas, as impuras, as vadias, temos em nossa rotina o hábito de enfiar crucifixos na vagina.

Damares atualizou o check list da mulher que não reza a cartilha do conservadorismo. Entre todas as tarefas, que incluem trabalho, escola, filhos, afazeres domésticos, academia, terapia para aguentar tanta gente louca, tem também o momento “crucifixo da vagina”. Porque, claro, feminista que se preze não pode pular essa parte do ritual.

Para quem tem a sorte de não saber tudo o que acontece no Brasil de Bolsonaro e de seus ministros aloprados, a ministra foi uma das palestrantes mais aplaudidas do CPAC Brasil (Conferência de Ação Política Conservadora).

Em tom de pregação, Damares solta esta maravilha: “Estou aqui há 24 horas e ninguém me ofereceu ainda um cigarro de maconha e nenhuma menina introduziu um crucifixo na vagina...”

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, durante o segundo dia da Cpac
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, durante o segundo dia da Cpac - 12.out.2019 - Bruno Santos/Folhapress

Liberdade de expressão é uma maravilha, mas tem dessas coisas aí. Conheço gente que sob efeito de maconha não falaria uma bobagem dessa.

Mas de onde a ministra tirou isso? Dos livros de Simone de Beauvoir, da Chimamanda Ngozi, das séries da Lena Dunham? Será que tem curso? Introdução à Introdução de crucifixo na vagina? Nada disso.

Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco, a Marcha das Vadias ocupou um trecho da praia de Copacabana, onde o evento acontecia, para protestar contra as políticas da Igreja Católica.

A coisa desandou. Um preservativo é colocado na cabeça da imagem de Nossa Senhora, onde uma das manifestantes simula masturbação. Essa e outras imagens sacras foram quebradas. E uma cruz é introduzida no ânus de um homem. Sim, isso aconteceu.

O casal envolvido chegou a ser indiciado pelo Ministério Público Estadual, do Rio de Janeiro, pela prática de ato obsceno em local público e de preconceito de religião.

As organizadoras da Marcha, por meio de nota, lamentaram a ação do casal e afirmaram que nada daquilo tinha sido programado pelas responsáveis pelo protesto.

Tudo foi fotografado, gravado e ganhou as redes sociais. O mesmo episódio já foi usado inúmeras vezes para difamar feministas e até paradas LGBTQI+.

É comum ver gente reduzindo a importância histórica do feminismo e mesmo a nova onda do movimento apelando a casos isolados e, sim, lamentáveis, como fez a ministra Damares.

Manifestantes extremistas existem em todos os movimentos. Na maioria das vezes prestam desserviço às suas próprias causas ao escolherem ações, bandeiras, discursos que, além de não promover nenhum tipo de mudança, despertam antipatia e desprezo nos menos sensíveis às demandas sociais, que essas minorias pouco representam.

O intuito claro da ministra era relacionar um ato nojento, obsceno e intolerante ao feminismo e, consequentemente, à esquerda, como se o mundo fosse dividido assim, e à direita estivessem apenas as mulheres cheias de virtudes.

Ao fazer isso, Damares não ofende apenas as feministas, mas todas as brasileiras que não rezam por sua cartilha alarmista e demagoga.

Mostra que não é ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de todas as brasileiras, mas apenas representante dessa turma saída lá da Idade Média, que se reuniu neste fim de semana para promover sua caça às bruxas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.