Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

#BolsonaroCriticaEu

Tudo o que ele critica ganha projeção e acaba enaltecido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro é um Mick Jagger às avessas. O inglês virou sinônimo de pé-frio desde a Copa da África do Sul ao apoiar sempre os times que saíram perdedores de suas disputas. O presidente brasileiro, ao contrário, parece cada vez mais com o dom de dar sorte, mas aos seus desafetos ou a gente que ele só menospreza. A cada treta um flash e (mais) sucesso.

Nem 24 horas depois de ter chamado a ativista sueca Greta Thunberg de pirralha, num óbvio desdém por sua projeção nas causas ambientais, a garota de 16 anos faturou o prêmio de Personalidade do Ano da revista Time, numa lista de 57 pessoas em que o próprio Bolsonaro era citado. 

Na semana passada, o presidente ironizou a recomendação de leitura do livro "Valsa Brasileira", da economista Laura Carvalho, feita pelo ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán. Laura integrou a equipe do então candidato à Presidência Guilherme Boulos, do PSOL. Após o tuíte debochado, os exemplares se esgotaram, e o livro vai ganhar reimpressão. 

Na época em que atacou a TV Globo por causa de reportagens sobre o caso Marielle, o Jornal Nacional teve a melhor audiência em meses, mostrando que boicote de presidente e nada é a mesma coisa. Bolsonaro também tem investido contra a Folha, diz que não lê o jornal (alguém acredita que ele leia alguma coisa?) e que não compra de seus anunciantes. O que acontece? Campanha de assinaturas voluntária nas redes sociais. 

Ao longo deste ano, sobrou para jornalistas, que ganharam prêmios, artistas, que foram aclamados, ONGs, órgãos de fiscalização, entidades internacionais, chefes de estado. Tudo o que ele critica ganha projeção e acaba enaltecido como o oposto do que ele é. Ser esculhambado pelo presidente da República é hoje motivo de júbilo, selo de qualidade. Qualidades que ele mesmo não tem.

Nessa toada, #BolsonaroCriticaEu vai parar nos trending topics.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.