Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Ponto para Damares

Orientações no site da pasta da Mulher são pura sensatez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em meio ao negacionismo de Jair Bolsonaro frente à decisão pelo isolamento social, bancada pela Saúde, cada ministro que se manifesta com medidas que reforcem esse caminho precisa ser ovacionado. E, surpresa das surpresas, orientações no site da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que tem a controversa Damares Alves como titular, são pura sensatez.

O ministério disponibilizou sugestões para os profissionais do sexo que, como os autônomos, perderam sua renda. "Mas não é na crise que nascem as boas ideias? Se tiver que trabalhar, converse com seus clientes, tente a opção do serviço virtual", diz o texto. Ponto para Damares, que mostra sensibilidade e conexão com a realidade.

Há outros assuntos importantes, como a abertura de um canal exclusivo (Disque 100), devido ao crescimento do número de denúncias de violações dos direitos humanos relacionadas à pandemia. Os principais registros, segundo consta, têm sido de "exposição de risco à saúde, maus tratos e ausência de recursos para sustento".

Outra preocupação pertinente é que os serviços de atendimento à mulher continuem funcionando, incluindo o Disque 180, além do lançamento de um aplicativo. O número de chamadas relacionadas à violência aumentou 9% desde o começo da crise.

E, já prevendo uma possível explosão do número de divórcios, há dicas para que os casais tentem se suportar durante o confinamento, como identificar os pontos positivos do cônjuge e alimentar bons pensamentos, organizar a rotina para que tenham tempo um para o outro, fazer contas, planilhas, planejar gastos, planejar o futuro.

Talvez nada disso funcione. O que certamente terá resultado é a política de abstinência pregada por Damares para evitar gravidez na adolescência. Com os jovens confinados dentro de casa, ninguém mais transa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.