Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Reaças e progressistas unidos

Filme 'Lindinhas' mostra drama atual com muita sensibilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Corram que a Damares vem aí. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos engrossou o coro da ignorância e pede medidas judiciais para que a Netflix tire do seu catálogo o filme "Lindinhas". Ela acha que ao censurar uma obra de ficção protegerá nossas crianças.

A história fica pior. Demorou, mas chegou o dia de ver conservadores, no espectro mais reaça, de mãos dadas com progressistas, incluindo feministas. Juntos gritam que "Lindinhas" faz apologia à pedofilia e objetifica o corpo das pré-adolescentes. Ou não assistimos ao mesmo filme ou essa gente não entendeu nada. Ou, o mais provável, só viram o trailer, um equívoco da plataforma.

O premiado filme francês, da diretora Maimouna Doucoré, não foi elogiado pela crítica porque os esquerdistas "querem normalizar a pedofilia", como delira a fascistada, ou porque "há homens babando nas meninas", como sugeriram ativistas. É uma crítica social perfeita sobre a sexualização precoce e a influência danosa da internet na infância. É um drama atual mostrado com muita sensibilidade.

A protagonista é uma menina de 11 anos que deu vida às dezenas da mesma idade entrevistadas pela diretora. Amy tenta se enturmar numa escola e se encanta com as coreografias provocantes copiadas de videoclipes pelas colegas. O filme mostra sua transformação, quando passa a usar roupas justas, maquiagem, tenta parecer sensual, conquista admiradores e likes nas redes.

Sim, é perturbador ver crianças fazendo movimentos obscenos numa dança, mas é uma cena que reproduz o comportamento de milhões de garotas, inspiradas em artistas adultas. "Nossas meninas entendem que quanto mais uma mulher é sexualizada, mais ela é bem-sucedida", disse Doucouré numa entrevista. "Elas apenas imitam o que veem, tentando alcançar o mesmo resultado, sem entender o significado. É perigoso." Tão perigoso quanto a ignorância da turba. Assistam.

Cena do longa 'Lindinhas' - Netflix

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.