Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Gincana da vacina

Nessa rinha política, políticos que lutem, e que vença a #VacinaParaTodos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não sei você, caro leitor, mas eu só vislumbrava ser vacinada lá pela metade de 2022. Se dependesse da má vontade do governo federal, nem isso. Como no Brasil a única coisa que não nos mata é o tédio, alguns governadores e prefeitos anteciparam as datas de vacinação. Só acredito vendo. Por enquanto, políticos têm disputado uma gincana saudável e divertida nas redes sociais, mas com promessas que não dependem só deles.

Tanto faz se João Doria é o “pai da vacina”, como disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao pegar carona na disputa de quem vacina primeiro. Se o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, promete “gauchada imunizada na semana Farroupilha, 20/9”. Ou se Flávio Dino, do Maranhão, oferece sorteios de até R$ 10 mil para quem tomar a segunda dose.

Em 7 de maio, o governador de São Paulo João Doria, recebeu a primeira dose da Coronavac, aplicada pela enfermeira Monica Calazans, a primeira a ser vacinada no pais, em São Paulo (SP)
Em 7 de maio, o governador de São Paulo João Doria, recebeu a primeira dose da Coronavac, aplicada pela enfermeira Monica Calazans, a primeira a ser vacinada no pais, em São Paulo (SP) - Ronny Santos/Folhapress

Para que as dívidas sejam cumpridas é preciso que não haja atrasos no recebimento de insumos, que os contratos sejam honrados pelos fornecedores, que não haja interrupção na vacinação, que a distribuição seja eficiente e que a população compareça aos postos. Tudo isso não depende apenas de estados e municípios, mas do Ministério da Saúde e do boicotador oficial da República, Jair Bolsonaro.

Pelas reações, a pressão pública dos adversários teve efeito. O titular da Saúde, Marcelo Queiroga, foi às redes reivindicar protagonismo do governo. Bolsonaro, entre um passeio de moto com os parças e alguma outra inutilidade, achou tempo para se reunir com a Pfizer e pedir pressa na próxima entrega.

Não se trata, claro, de um lampejo de sanidade. É apenas o jogo macabro para a reeleição. De um lado, tenta minar o discurso da oposição de que ele não compra vacina. Do outro, continua a entregar negacionismo fresquinho à militância, como fez na sexta (11), ao questionar novamente a eficácia dos imunizantes. Nessa rinha política, eles que lutem, e que vença a #VacinaParaTodos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.