Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Lula em plena forma

Ele entendeu que não adianta xingar de fascista por quatro anos e convidar para um café no dia da eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula não é a Kim Kardashian, mas quebrou a internet ao surgir de shorts numa foto. E parece que não é só boa saúde física que o ex-presidente revela; sua sagacidade política também está em forma. Presença constante nas redes, Lula desfila bom humor, adotou discurso moderado, viaja pelo país, demonstra empatia ao falar sobre temas como pandemia e crise ambiental e, importante, estabeleceu uma agenda de diálogo com adversários históricos. Tudo o que Bolsonaro é incapaz de fazer.


Nesta segunda (23), encontrou Tasso Jereissati (PSDB) e Cid Gomes (PDT). “Os democratas desse país têm responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil”, escreveu no Twitter, depois da conversa com o senador tucano.

Nos últimos meses apertou a mão de FHC (PSDB), Sarney (MDB), Kassab (PSB), Rodrigo Maia (sem partido), entre outros. Na semana passada, sinalizou mais uma vez sua disposição em fazer alianças, de olho em 2022. “... não posso ficar alimentando ódio contra quem falou bobagem contra mim. Vou conversar com todo mundo. /Não vou perguntar se a pessoa é de direita ou de esquerda.”

Lula poderia combinar com a militância. Enquanto dá sinais de ter aposentado o jogo do “nós contra eles”, quando há alguns anos passou a tratar adversários como inimigos, parte radical de seus apoiadores ainda lança mão do bingo fascista. Reclamam de “falsa simetria” ao serem comparados ao extremismo bolsonarista, mas não se furtam a enquadrar como antidemocrático qualquer um que não empunhe uma bandeira vermelha.

Não é petista? Fascista. Votou pelo impeachment? Fascista. Votou nulo? Fascista. Criticou a esquerda? Fascista. Usa gola polo e sapatênis? Fascista. Alckmin, Marina, Meirelles, Ciro, Amoedo? Bingo. Não adianta xingar de fascista durante quatro anos e convidar para tomar café no dia da eleição para virar voto. Lula já entendeu isso.

0
O ex-presidente Lula em encontro com o senador Tasso Jereissati (PSDB), em Fortaleza, na segunda-feira 23.ago.2021 - Ricardo Stuckert/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.