Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Bolsonaro, o noivinho do centrão

O instinto de sobrevivência fez Jair correr para os braços do centrão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enfim, unidos. Depois de um longo namoro, idas e vindas, tapas e beijos, troca de galanteios públicos, presentes às custas do cidadão brasileiro, saiu o casamento mais provável do ano eleitoral, do Jair com o centrão. E tem gente que não acredita em almas gêmeas. Mas a vida —e a política—, essa danada, tratou de celebrar o "feitos um para o outro". Juntou o fisiologismo ao desespero pelo poder.

O amor —e a política— tem dessas coisas. O sujeito desdenha, diz que não quer comprar —muito menos se vender—, cospe no prato em que se lambuzou a vida inteira, o da politicagem, mas a natureza fala mais alto. E o instinto de sobrevivência fez Jair correr para os braços do centrão.

Bolsonaro pouco após sua filiação ao PL - Adriano Machado/Reuters


Na cerimônia que coroou o enlace de Jair com o PL, de Waldemar Costa Neto, não faltaram afagos ao Republicanos, de Marcos Pereira, e ao Progressistas, de Ciro Nogueira, dirigentes dos partidos que mantêm acesa a chama do governo. "Pode ter certeza que nenhum partido será esquecido por nós", declarou Jair. O "toma lá dá cá", que Jair fazia de conta rechaçar, está diferente. Tem para todos, uma coisa que nem poliamor explica.

E não poderiam faltar discursos para abençoar a união. Eduardo Bolsonaro, questionado sobre suas críticas ao centrão, deixou claro que abraçou a nova família. "Tem tudo para dar certo, sim." Enquanto Flávio Rachadinha desdenhou o antigo casamento do pai com o caçador de corruptos, Sergio Moro. "Traidor", disse ele. General Heleno não deu às caras. Uma pena. É dele a melhor trilha sonora para um enlace desse: "Se gritar pega centrão, não fica um, meu irmão".

Jair parecia à vontade, disse que estava em "casa". Tão zeloso pela própria imagem, mandou deter uma cidadã que o teria xingado em sua passagem por Resende (RJ) nesta semana. Independentemente do que ela tenha dito, o que pode ser mais desmoralizador do que posar de noivinho do centrão?

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto dizia erroneamente que Marcos Pereira é filiado ao Progressistas e Ciro Nogueira ao Republicanos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.