Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

De novo, Bolsonaro?

Só ao presidente interessa que o Brasil não exija certificado de vacinação de viajantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"De novo, porra? De novo vai começar esse negócio?" Num encontro com empresários nesta terça (7), Jair Bolsonaro, com sua habitual elegância, questionou e distorceu recomendações da Anvisa sobre as medidas para conter o avanço da variante ômicron. Peço licença ao leitor, mas, de novo, porra? O brasileiro não tem um dia de sossego. De novo, essa anta vai ignorar as notas técnicas do órgão regulador e agir de acordo com a central de notícias do Zap?

O país começa a colocar o nariz para fora do lamaçal, temos condições de nos preparar para que novas variantes não nos devolvam a um patamar pandêmico trágico. As restrições que a Anvisa sugere são de certa forma simples, se comparadas ao "fique em casa" que já vivemos. Banir passageiros de 10 países africanos, adoção do passaporte da vacina ou quarentena de cinco dias mais testagem.

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia de anúncio de avanços no programa Casa Verde Amarela, de habitação popular, no Palácio do Planalto
O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia de anúncio de avanços no programa Casa Verde Amarela, de habitação popular, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 15.set.21/Folhapress

Tranquilo? Claro que não. De novo, Bolsonaro voltou à carga com mais mentiras sobre a eficiência da vacina, a mesma ladainha sobre imunidade de rebanho, outro anúncio leviano sobre o fim da pandemia, a mesma atitude autocrata e o desdém pela ciência e seus profissionais.

Ao fim do mesmo dia, uma vitória da Anvisa: o governo anunciou que vai exigir quarentena dos não vacinados. A questão é que, ao se colocar contra as medidas recomendadas pela agência, Bolsonaro assume novamente a responsabilidade de colocar em risco a população, da mesma forma que fez em 2020 quando recusou a compra de vacinas. A CPI da Covid parece não ter servido para nada.

Então, a quem interessa que o Brasil não exija certificado de vacinação de viajantes? Ora, bolas, a Jair Bolsonaro, que compara a medida a uma coleira e gosta de alardear que não foi imunizado. Se concorda com um decreto dessa natureza, estará sujeito às regras. Agora, ao retornar de uma viagem internacional, ficará de castigo por cinco dias. De preferência com uma coleira e uma focinheira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.