Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

O ano do 'Fora Bolsonaro!'

Felizmente, 2022 não será um ano bissexto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A contagem regressiva mais importante agora que 2022 se aproxima não é aquela tradicional com duração de dez segundos, mas a que dá início ao último ano de Jair Bolsonaro na Presidência. Mais 365 dias. Felizmente, não será um ano bissexto. Em dezembro de 2019, escrevi neste espaço que meu palpite sobre 2020 era o seguinte: "Será, oh, uma bosta. Como nesta época sempre fico mais otimista, quero acreditar que serão só mais três anos. Longos e duros anos. Mas apenas mais três".

Não adianta ser pessimista, lá veio uma pandemia para piorar a tragédia que o brasileiro já vivia sob o desgoverno Bolsonaro. Como disse naquela ocasião, seriam mais três anos de um presidente terrivelmente reacionário, homofóbico e machista. Com direito a comemoração de golpe, exaltação da ditadura, discursos violentos contra minorias. Jair não falha.

Testemunhamos a Constituição ser pisoteada, o Estado laico virar história da carochinha. Um governo que confirmou como método intimidação, linchamentos virtuais, fake news com cara de nota oficial. E que joga a culpa de sua incompetência no PT, nas ONGs, no DiCaprio, no Paulo Freire, nos veganos, no Inpe, nos direitos humanos, na mídia. Sobrou também para a ciência.

Ele manteve firme o personagem do homem simples, que não raciocina antes de falar. Mas um presidente que exalta a ignorância, governa movido pela inépcia, pela falta de cultura e de educação, de gentileza, de empatia, rodeado de ministros bufões. E daí?, seriam suas palavras.

Faltando um ano —quero acreditar que será só mais um—, penso: vamos aguentar. E o meu desejo para 2022 é que o país se livre dessa nuvem de gafanhotos que assumiu o poder. Que na virada de ano se crie uma grande corrente de amor e esperança, com energia emanada por pessoas de diferentes etnias, gerações, credos, orientação política, unidas num único pensamento: Fora, Bolsonaro! Que o diabo o carregue.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.