Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu machismo

Mulher virou moeda na eleição

Os principais candidatos têm programas para resolver o que sempre foi ignorado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais de 500 anos da chegada dos portugueses, 200 anos redondos da Independência, e o Brasil descobriu a mulher. Depois do combate à corrupção, o tema "mulher" virou moeda na eleição. Um voto vale todo tipo de promessa, inclusive a defesa da mulher, que coisa. Entre os candidatos à Presidência, os principais têm programas detalhados para resolver o que foi ignorado por décadas.

É uma maravilha. Quero morar neste país em que todo mundo se preocupa com a mulher. Tem de tudo. Microcrédito, vagas em creches, igualdade salarial, rede de proteção, enfrentamento do feminicídio, empreendedorismo, melhor acesso ao SUS, construção de moradias, valorização da maternidade. Se depender deles, a Suécia é logo aqui.

Montagem com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a socióloga e Rosângela 'Janja" da Silva, mulher do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em campanha para conquistar o voto feminino - Mauro Pimentel e Evaristo Sá/AFP

Também de olho nas vagas do Congresso, postulantes aos cargos resolveram empunhar bandeiras em nome das causas femininas. É gente que percebeu em 2022 que não pode deixar a floresta pegar fogo, o que Marina Silva fala há uns 20 anos, e que mulher não pode apanhar do marido. Ou, ao menos, entendeu que rende votos dizer que não pode.

É claro que há parlamentares e candidatos comprometidos com as causas para elevar a mulher a um patamar de igualdade na sociedade, mas há muito oportunismo. Quando não são falas vazias, que apenas repetem o dicionário identitário que dificilmente sensibiliza o eleitor comum, são escorregadas monumentais na tentativa de transformar ideais em discursos inflamados.

Lula chama trabalho doméstico de "serviço de mulher", depois de ter dito que quem quiser bater em mulher que vá pra fora de casa ou para fora do país. Jair Bolsonaro entendeu que sem o voto das fraquejadas, nada feito. A "cuestão" é que vai faltar "princesa" para apoiar o "imbrochável". Com exceção do presidente que é misógino de carteirinha, aos outros é evidente a falta de intimidade com a realidade e desejos de mudança da mulher no século 21.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.