Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu atletismo

Maratonas deixam ruas da Europa mais alegres

Pandemia não acabou, mas futuro das corridas parece promissor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você é como eu e assiste a uma maratona na televisão do começo ao fim, pesquisa sobre relógio, tênis, gel de carboidrato, monitora frequência cardíaca e velocidade da passada sempre que sai para correr, trago boas notícias.

Depois de treinos solitários, adiamentos de provas e corridas virtuais, as maratonas na Europa voltaram para valer.

Em setembro, a de Berlim teve torcida e quase 30 mil participantes de 139 países. O etíope Kenenisa Bekele ficou em terceiro, frustrou quem esperava um recorde mundial e viu o compatriota Guye Adola ser campeão. A marca oficial mais rápida do mundo, 2h01min39 do queniano Eliud Kipchoge, que não correu, continua intacta. Mas ver tanta gente nas ruas parece ter sido a maior vitória.

Maratona de Londres deixou a capital inglesa mais alegre - Glyn Kirk - 3.out.21/AFP

No último domingo (3), a Maratona de Londres deixou a capital inglesa mais alegre, 889 dias depois da última edição com público e corredores amadores. Uma multidão foi torcer não só nas provas de elite –vencidas pelo etíope Sisay Lemma e pela queniana Joyciline Jepkosgei– mas pelos mais de 40 mil participantes.

Corridas de rua são um bom parâmetro da situação sanitária de um país. Como quase 85% da população do Reino Unido acima de 16 anos está completamente vacinada, e a imunização de adolescentes e o reforço para idosos está em andamento, a vida aqui na Inglaterra está praticamente normal. Quase não há restrições, o número de mortes por coronavírus é baixo, estádios de futebol estão cheios, viajar ficou mais fácil.

Os ingleses adoram a Maratona de Londres. Levam cartazes, bandeiras, usam fantasias. Agora, voltaram a ir para a rua sem medo.

Sou o exemplo clássico da pessoa que foi mordida pelo bichinho da corrida. No meu caso, as provas de 5 km viraram 10 km, 21 km, até chegar a uma maratona, a de Paris, em 2012. Lá pelo km 30, quando em alguns maratonistas de primeira viagem o corpo dá sinais de que quer parar e é a cabeça que manda, ouvi um “Allez Marina!”.

Uma desconhecida leu meu nome na camisa e quis me incentivar. Nunca me esqueci daquela voz, apesar de não me lembrar do rosto. Eram muitos à beira do percurso. É impressionante como existe tanta gente disposta a ficar horas de pé torcendo por desconhecidos. A corrida traz um sentimento de união que poucas vezes vi na vida.

Correr aumenta minha disciplina e resiliência, deixa meu corpo forte, minha mente alerta e criativa. Tenho a sorte de amar um esporte cujo grande ídolo é um exemplo de ser humano. Kipchoge, único no planeta a correr uma maratona abaixo de duas horas, é talentoso, humilde e carismático.

Tive o privilégio de cobrir as provas de Berlim e Londres e Jogos Olímpicos de 2016 e entrevistar o queniano algumas vezes após a linha de chegada. Com a voz calma de quem parecia ter saído de um spa relaxante, sempre falou da paixão pelo que faz. Kipchoge sorri quando sofre no fim de uma corrida porque isso o ajuda a lidar com a dor. Como não adorá-lo?

Eliud Kipchoge é talentoso, humilde e carismático - Giuseppe Cacace - 8.ago.21/AFP

Como a pandemia não acabou, não dá para cravar qual o futuro das maratonas, mas ele parece promissor. Chicago, Boston e Nova York vêm aí, com público e milhares de corredores. Para quem assiste na TV ou ao vivo, é mais emocionante.

Quem mora em outras partes do mundo e gosta de disputar essas provas pode ter otimismo, já que viagens voltaram a ser possíveis para quem está vacinado. Se você é um deles e queria um incentivo, pode tirar a planilha de treinos e o tênis do armário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.