Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu Futebol Internacional

Semana agitada de Cristiano Ronaldo teve bate-boca e marca na carreira

Português ainda ficou no banco de reservas e viu novo técnico chegar ao Manchester United

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Indispensável ou um problema para o Manchester United? Depende do dia. Faz só dois meses que Cristiano Ronaldo chegou ao clube na contratação mais badalada da Premier League no verão europeu, mas aqui na Inglaterra o craque não é unanimidade.

Nos últimos dias, foi de vilão a herói pelo que fez dentro e fora de campo e agora será treinado por um alemão que pode tirá-lo da zona de conforto.

CR7 é notícia sempre, mas os últimos dias foram especialmente intensos. A cena mais comentada no empate em 1 a 1 com o Chelsea no domingo (28) não foi dos gols de Jadon Sancho e Jorginho, sim o fato de Ronaldo ter ido às pressas para o vestiário logo após o apito final, aparentemente insatisfeito. Com a demissão de Ole Gunnar Solskjaer, o interino Michael Carrick o deixou no banco e ele só entrou na metade do segundo tempo. Confusão formada.

Cristiano Ronaldo com uniforme vermelho e expressão séria
Cristiano Ronaldo viveu uma semana intensa no Manchester United - Phil Noble - 2.dez.21/Reuters

A discussão dos ex-jogadores e hoje comentaristas de TV Roy Keane e Jamie Carragher sobre o papel de Ronaldo no time viralizou. O que fazer com um jogador de quase 37 anos que marca gols, mas não pressiona o adversário? O que pode acontecer se uma estrela como ele ficar no banco, principalmente em jogos importantes? Debater se CR7 é ou não um problema virou algo relativamente comum.

No dia seguinte, nova polêmica. Uma hora antes da cerimônia da revista France Football que deu ao maior rival a sétima Bola de Ouro, o português, que não foi à premiação, postou para os 372 milhões de seguidores no Instagram uma resposta ao editor-chefe da publicação, Pascal Ferré. Escreveu que era mentira a afirmação de Ferré de que o craque lhe teria confidenciado que sua única ambição era terminar a carreira com mais Bolas de Ouro que Lionel Messi. Nesta edição, CR7 terminou "apenas" em sexto lugar.

Carrick disse que a decisão de não escalar Ronaldo como titular contra o Chelsea nada teve a ver com Ralf Rangnick, que nesta semana assinou contrato para treinar o United até o fim da temporada e depois ser consultor. Mas a relação entre o novo técnico e o atacante é motivo de curiosidade e questionamento.

Rangnick é considerado o padrinho do "gegenpressing". A ideia é pressionar o adversário assim que a bola for perdida e recuperar a posse rápido, estilo que influenciou treinadores como Jürgen Klopp. Entre os feitos em clubes alemães, levou o Hoffenheim da terceira divisão à Bundesliga. Gosta de jogadores jovens que pressionam a defesa adversária –o português é o pior nesse quesito entre os atacantes do Campeonato Inglês. E já disse que não contrataria Ronaldo nem Messi porque eram "muito velhos". Na época, CR7 tinha 31 anos.

O treinador alemão vai comandar o United no domingo e viu da arquibancada Ronaldo marcar o gol de número 800 da carreira contra o Arsenal na quinta-feira (2). Ele ainda fez um de pênalti na vitória por 3 a 2. As manchetes, claro, voltaram a ser positivas.

É cedo para saber o desfecho da história do astro que voltou ao clube que ama disposto a conquistar títulos. A Premier League está na metade, o time disputa a Liga dos Campeões, pode vencer outras competições nacionais.

Apesar da idade, Ronaldo é o artilheiro do United na temporada até agora –12 gols em 16 jogos–, ainda é rápido e decisivo. Como Rangnick vai ajustar a própria filosofia à gestão do cinco vezes melhor do mundo? Veremos nos próximos dias. CR7 acaba de deixar uma bela lembrança do que pode oferecer.

Ralf Rangnick de óculos e roupa social, com expressão compenetrada, em campo de futebol
Gera curiosidade a relação que o técnico alemão Ralf Rangnick terá com o astro português - Odd Andersen - 25.mai.19/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.