Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu tênis

Brasil está vivo nas duplas em Wimbledon

Primeira semana do torneio tem organização primorosa e eliminações precoces; Djokovic é favorito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Até as flores são perfeitas." Esse é o tipo de comentário que ouvi em Wimbledon nesta semana. É difícil achar defeito no torneio de tênis mais tradicional do mundo. As hortênsias roxas são deslumbrantes e colorem o complexo. Os morangos com creme, sobremesa típica, são deliciosos. Milhares de pessoas circulam diariamente para assistir a jogos em 18 quadras, e a organização é praticamente impecável.

Quando chove (claro, é Londres) e é preciso interromper uma partida, todos esperam pacientemente. Voluntários, seguranças e atendentes são simpáticos e educados. Estar em Wimbledon é experiência tão única que muitos dormem na fila para tentar, no dia seguinte, comprar ingressos que sobram. Quem consegue uma entrada tem o privilégio de ver de perto os melhores tenistas do planeta.

As hortênsias roxas de Wimbledon são deslumbrantes - Glyn Kirk - 30.jun.22/AFP

Claro que, em tempos de guerra e pandemia, nem tudo é 100% habitual. Esta edição não tem russos e belarussos, banidos por causa da invasão da Rússia à Ucrânia. O número um do mundo no masculino, o russo Daniil Medvedev, não pôde competir.

Já Marin Cilic e o vice-campeão de 2021, Matteo Berrettini, nem estrearam porque tiveram teste positivo para Covid-19. Como Alexander Zverev se recupera de cirurgia e Rafael Nadal, com uma lesão crônica no pé, compete no sacrifício, o caminho está aberto para o sérvio Novak Djokovic tentar o sétimo título de Wimbledon na carreira.

Entre os brasileiros, Beatriz Haddad Maia chegou com prestígio à disputa de simples. No mês passado, a paulista de 26 anos venceu dois torneios de grama preparatórios, o WTA 250 de Nottingham e o de Birmingham, e avançou à semifinal do WTA 500 de Eastbourne. Mas Bia acabou caindo na estreia em Londres para a eslovena Kaja Juvan.

Coisas de Grand Slam. A eliminação precoce não apaga a campanha impressionante dos últimos meses que a colocou no top 30 do ranking mundial. Além dela, Bruno Soares, Marcelo Melo e Rafael Matos continuam no torneio com suas respectivas duplas. Bia e Bruno competem juntos nas duplas mistas.

Algumas estrelas já ficaram pelo caminho nesta primeira semana. Com quase 41 anos de idade e praticamente sem jogar desde junho do ano passado por lesão, a americana Serena Williams não resistiu a mais de três horas de partida contra a francesa Harmony Tan e foi eliminada na primeira rodada.

Na mesma quadra central, Andy Murray deu uma aula de imensa determinação. O ex-número um do mundo e bicampeão de Wimbledon em 2013 e 2016 sofre há anos com limitações físicas e perdeu na segunda rodada para o americano John Isner. O escocês de 35 anos deve jogar enquanto o corpo permitir, e, como uma aposentadoria sempre parece iminente, conseguir vê-lo em quadra é uma grande sorte para quem vem à competição.

É difícil achar defeito no torneio de tênis mais tradicional do mundo - Toby Melville/Reuters

O mesmo dá para dizer sobre Nadal, para grande tristeza dos fãs de tênis. Aos 36 anos, o espanhol saiu de Roland Garros de muletas determinado a disputar Wimbledon de qualquer forma. Eu o vi jogar nesta semana na arena principal. Ao derrotar o lituano Ricardas Berankis em uma partida que durou mais de três horas e ainda foi interrompida pela chuva, teve a humildade de dizer na entrevista em quadra que "todo dia é uma oportunidade para melhorar".

É triste, mas real, constatar que não sabemos até quando um dos maiores de todos os tempos permanecerá no circuito. Wimbledon termina no próximo dia 10 e é mesmo um torneio para ser admirado: de detalhes, como as flores, aos feitos dos grandes campeões.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.