Mario Sergio Conti

Jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mario Sergio Conti
Descrição de chapéu

No umbigo da Washingtonlatria

Nada contra narcisistas, desde que tenham o que contar e o façam com estilo. Sem ambos, Olivetto recorre ao autoelogio

O publicitário Washington Olivetto, fotografado em Londres
O publicitário Washington Olivetto, fotografado em Londres - Candice Japiassu - 19.jan.18/Folhapress

Na penúltima frase de seu livro, Washington Olivetto deseja que quem o leu "viva mais de 100 anos". Como se trata de uma autobiografia, gênero egocêntrico por definição, o vaticínio altruísta soa simpático. Pena que se descubra em seguida que o publicitário está dando uma de engraçadinho.

Porque na derradeira frase do livro, a lapidar, o bom augúrio vira praga: "que a sua última leitura na vida seja de algo que eu tenha acabado de escrever". Se a alternativa for ler de novo "Direto de Washington" (Estação Brasil, 398 págs.), viver 99 anos está mais do que bom.

"Fui escrevendo de acordo com o que fui lembrando", diz Olivetto na abertura. Imodesto, lembrou-se de dizer que é um "pop star", um "grande publicitário", o "mais premiado do país". Nada contra o narcisismo. Desde que Narciso tenha o que contar e o faça com estilo.

Como não tem uma coisa nem outra, ele recorre ao autoelogio. Fez anúncios "memoráveis", "clássicos", "históricos", "antológicos", os melhores da "história da publicidade mundial". Excede-se em "excelência criativa" e teve a "agência mais badalada do país".

Ele não se enaltece sozinho. Fulana "me adorava". Beltrano exortou-lhe a "coragem, personalidade e inteligência". Sicrano escreveu três páginas de louvaminhas ao publicitário "brincalhão, apaixonado e criativo" --e Olivetto as transcreve na íntegra, adjetivo por adjetivo. Na Washingtonlatria, compostura é pecado.

"Direto de Washington" é como um sujeito sem simancol, que puxa sua manga e teima em provar, por A+ B, que é esperto. Olivetto, por exemplo, escreve uma enésima tolice, compara-se a um gênio do humor e quase cobra royalties: "a frase é divertida; parece do Groucho Marx, mas é minha".

Se o assunto é relevante, recorre à autoridade incompetente de sempre: ele mesmo. Assim, ao defender anúncios com crianças, sentencia: "Sei disso porque conheço bem o assunto". Conhece como? Ele explica que se casou com uma "arte-educadora" --seja lá o que for isso.

Não dá nem para imaginar o que a tal arte-educação tem a ver com publicidade infantil porque Olivetto já mudou de assunto. É igualmente esquivo ao falar de álcool. Não vê nada demais em ter propagandeado bebidas, e se cala sobre os males que causou na saúde alheia.

Quanto ao cigarro, acha que suas campanhas eram "bem-feitas do ponto de vista técnico" e "discutíveis do ponto de vista ético". Pouco se lhe dá ter ajudado a viciar milhões de pessoas. Tanto que não pede desculpas a elas. A Washingtonlatria não admite arrependimento.

Já o cinismo está liberado. Na ditadura, Olivetto fez um anúncio para demonstrar que era bobagem só contratar gente com menos de 40 anos. Pôs no ar fotos de quarentões ilustres: Einstein, Picasso, Sinatra e --tchan-tchan-tchan-tchan!-- o general Geisel.

Sua desculpa esfarrapada: "mesmo não tendo a estrutura intelectual dos outros protagonistas", Geisel "presidia o país onde o preconceito" se dava. Logo, "não podia ser esquecido". Em matéria de puxa-saquismo, o anúncio é, agora com razão, memorável, histórico, antológico etc.

Numa campanha de máquinas de escrever, repetiu a palavra "reclamar" diversas vezes. Para ele, era "uma mensagem política, um pequeno protesto contra a censura". Como o protesto não era pequeno, e sim invisível, a ditadura não se deu conta dele.

Além de vender coisas úteis, inúteis ou daninhas, Olivetto ajudou a forjar a imagem de um Brasil brejeiro. Tal país entrou em parafuso, se é que existiu, e a sua publicidade, também. Seria proveitoso se analisasse o fracasso, duplo e interligado.

Ocorre que, na Washingtonlatria, fracassar é heresia. Até porque o bezerro de ouro amealhou uma montanha de prata. O hipercamelô então vendeu sua banca e foi para Londres. Mas continua na propaganda da qual é mestre: a do seu umbigo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.