Mario Sergio Conti

Jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mario Sergio Conti

Triste está Eros, Afrodite chora

Noutro livro sobre W. H. Auden, as palavras do poeta morto mudam nas vísceras dos vivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração
Bruna Barros/Folhapress

A polícia soviética pôs o poeta Joseph Brodsky à força num avião, no dia 4 de junho de 1972, e o despachou de Petrogrado para Viena. Preso várias vezes por parasitismo, vadiagem e "ilusões reformistas paranoides", ele se recusava a deixar a União Soviética. Posto para fora, nunca voltou.

Dois dias depois, Brodsky viu um senhor de camisa vermelha e suspensórios largos, com o paletó e livros debaixo do braço, subir uma ladeira no vilarejo de Kirchstetten. Fora até lá, no norte da Áustria, para conhecer aquele inglês de inacreditáveis rugas verticais.

"Impossível!" reagiu o sexagenário ao se deparar com o poeta que batalhara para ver publicado em inglês. Convidou-o a entrar no bangalô onde passava o verão, a única posse que teve na vida. Para o russo, não se tratava apenas de agradecer.

Em Nova York, cinco anos depois, Brodsky comprou uma Lettera 22 numa loja na 6ª Avenida. Resolvera abandonar o idioma materno e precisava de uma máquina de escrever com teclado ocidental. Não adotou o inglês porque queria se adaptar ao exílio. Havia mais.

Num ensaio, explicou: "Meu único propósito então, como agora, era estar mais próximo do homem que considero a maior inteligência do século 20: Wystan Hugh Auden".

Não foi a primeira nem a penúltima vez que Auden despertou devoção apaixonada. Agora mesmo, saiu "Early Auden, Later Auden: A Critical Biography" (Princeton University Press, 895 págs.), ensaio crítico e biográfico no qual Edward Mendelson reúne e expande dois livros anteriores, tidos por definitivos.

Mendelson editou os poemas completos de Auden (926 págs.) e está no sexto volume da sua prosa (5.536 págs. no total). Vale o que poeta escreveu na sua elegia para W. B. Yeats: "As palavras do morto mudam nas vísceras dos vivos".

Nascido na Inglaterra, formado em Oxford e naturalizado americano, Auden morreu em 1973. Não passa ano sem que saia um livro ou tese a seu respeito. É sinal que, no mundo anglo-americano, há dezenas de departamentos de letras e centenas de estudantes em busca de assunto.

Não é só isso, contudo. Auden atrai leitores, universitários ou não, porque fala de modo objetivo daquilo que diz respeito a todos nós e a cada um em especial —desde que se entenda por "nós" a classe média ocidental.

A dialética da sociedade e do indivíduo está no cerne de seu poema mais longo, "A Era da Angústia", de 1947. O Narrador abre a écloga barroca: "Quando a necessidade é associada ao horror e a liberdade à chatice, é uma boa hora para abrir um bar". É num bar que estão três homens e uma mulher.

É tempo de guerra e o rádio "os compele a prestar atenção ao mundo que compartilham, de enormes massacres e tristezas imensas". O anúncio de ataques aéreos os tira do isolamento solitário. Cada um deles encarna uma faculdade: Intuição, Pensamento, Sentimento e Sensibilidade.

Malin, o Pensamento, fala dos "velhos tratamentos para tedium vitae: religião, política, amor". Ele bebe e, de manhã, retoma seus afazeres "no dia claro de trabalho e guerra". Volta a seus aborrecidos deveres num "mundo onde o tempo é real e no qual a poesia não pode ter interesse".

A poesia não faz nada acontecer: flui para o sul, cruza cidades cruas nas quais cremos e morremos, sobrevive, é um jeito de acontecer. Em dores de cabeça e aflições vagamente a vida escoa. Mesmo o mais horroroso martírio precisa seguir seu curso.

Auden engajou-se na juventude e foi à Espanha ajudar os republicanos na Guerra Civil. Como Brecht, preferia o coloquial ao empolado, duvidar a desvelar verdades graníticas. Foi à Islândia, à China, estabeleceu-se em Nova York e voltou a Oxford na velhice. Seus dons sobreviveram a tudo.

Com o tempo, tomou horror à retórica manipulativa da esquerda stalinista. Recorreu às formas do verso inglês, que dominava como ninguém, para criticar o que fizera antes, pensar contra si mesmo. Inventou uma poesia antirromântica que combinava razão, sexo, compaixão, amor.

Como ele mesmo disse, em prosa: "A preliminar necessária em qualquer atividade humana, seja ela a descoberta científica ou a visão artística, é a intensidade da atenção, ou, sendo menos pomposo, o amor".

O Ego tinha um lugar subordinado tanto na paixão como na política: "Se o afeto igual é impossível, que seja eu o que ama mais"; "Como disse Lênin: passe fome, trabalhe na clandestinidade, seja anônimo".

Quando Freud morreu, Auden escreveu que uma

"voz racional se calou. Triste

está Eros, criador de cidades,

chora a anárquica Afrodite".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.