Mario Sergio Conti

Jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mario Sergio Conti
Descrição de chapéu

Sol negro no céu da pátria

Ao não matar Bolsonaro, diz Kunkel, esfaqueador provocou um desastre ecológico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Benjamin Kunkel é um escritor que vem se destacando na paisagem intelectual anglo-americana. Fundou uma revista criativa, a N +1, lançou um livro que esteve entre os mais vendidos, “Indecisão” (Rocco, 2007), e publica ensaios no New York Times, na The Nation e na New Yorker.

Ele estudou em Columbia e Harvard e tem 46 anos. Seus escritos mesclam economia, sátira, observações in loco, sociologia e audácia, muita audácia, pois buscam imaginar saídas para os impasses do mundo contemporâneo.

A London Review of Books publicou há pouco um novo artigo seu, “A Amazônia Queima”. Na forma, ele combina relato de viagem —à cidade perdida de Tayona, na Colômbia— e crítica política, tendo como tema o choque entre a Europa e o Brasil provocado pelas queimadas. 

No conteúdo, ele dá dimensão histórica à tensão entre cuidados ambientais e soberania nacional, uma raridade tanto aqui como nos países ricos. Cientistas, políticos, militantes e empresários tendem a esquecer —ou a ocultar— o colonialismo de outrora e o imperialismo de hoje.

Colagem com camadas em tons de cinza simulando nuvens. No centro, há um sol, um círculo laranja, sem nuvens. No fundo, há um céu azul
Bruna Barros/Folhapress

Kunkel entende do assunto: em 2014, escreveu uma peça de teatro, “Buzz”, sobre o aquecimento global. O ensaio é circunstanciado, mas o que chama a atenção são duas frases bombásticas, nas quais a violência irrompe. 

Ei-las: “Entre os grandes desastres ecológicos do século 21 está o fato de o assassino que esfaqueou Bolsonaro no peito, na companha presidencial de 2018, não ter tido sucesso em matar o homem, a despeito de a lâmina ter entrado num pulmão. Esse julgamento pode soar sanguinolento, mas qual pulmão você prefere, o do planeta ou o de Bolsonaro?”.

Kunkel concede, contudo, que Bolsonaro tem um ponto ao falar que a postura de Macron em relação às 
queimadas cheira a “mentalidade colonialista”. Se a Amazônia está em território soberano brasileiro, indaga, qual o direito que outras nações têm de desfrutar dela?

Pela resposta, vê-se que a pergunta não é retórica: “Tem sido direito soberano dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, entre tantos outros, colocar seu carvão e/ou petróleo no mercado mundial, não importa o efeito das emissões resultantes em outros territórios soberanos”.

E conclui, outra vez com sarcasmo: “O Brasil tem direito de dispor como bem quiser de sua inconveniente biodiversidade e botar sua carne à venda”.

O ensaio se apoia primeiro na ciência: temos 12 anos para criar um sistema energético que evite os efeitos catastróficos das mudanças climáticas. Depois, na economia política: o mercado mundial (de carne, petróleo etc.) determina a ecologia planetária.

Como não há governança globalizada, e a crise ambiental atravessa fronteiras, o que conta são as forças nacionais, que disputam fontes de energia e mercados. Nessa disputa, as potências imperiais dão as cartas.

Kunkel considera Bolsonaro um caso perdido. “Business-friendly”, ele é ou se faz de imbecil. Bufão vulgar à la Trump, de quem é capacho, está feliz da vida com sua ignorância. Despreza a ciência e acha a ecologia coisa de veganos. Poderia ter dito que o presidente é um sol negro.

“Sol negro” é uma imagem de longa história na literatura. Blake, Baudelaire e Proust a usaram, mas o seu sentido primordial foi dado por Gérard de Nerval. Ele fala do “sol negro da melancolia” no poema “El Desdichado”.

O Brasil virou modelo de preservação ambiental graças a Fernando Henrique e, sobretudo, Lula. O controle das queimadas foi afrouxado por Dilma e Temer, mas não há comparação com o que ocorre agora. O melancólico céu de fumaça e fuligem na Amazônia é Bolsonaro cuspido e escarrado.

Como “sol negro” é também um símbolo brandido por milícias neonazistas, ele se aplica ao presidente noutro sentido, o da violência indiscriminada. Ao abrir fogo sobre a Amazônia, sua primeira e maior vítima é o próprio povo brasileiro. 

Bolsonaro age como Kurtz, o herói de “Coração das Trevas”. Romance de Joseph Conrad acerca da sombria aurora da expansão capitalista na África, o livro deu origem a outra obra prima, “Apocalypse Now”. No filme, Marlon Brando interpreta Kurtz, dessa vez no Vietnã.

Na sua mais recente encarnação cinematográfica Kurtz é Michael, o agente imperialista de “Bacurau” que enlouquece e passa a atirar contra tudo e todos. A melancolia só não triunfa porque o vilarejo se levanta contra o doido.

Talvez isso possa acontecer de novo —se neste Sete de Setembro a vida imitar a arte e, como fizeram com Collor, as pessoas se vestirem de negro para enfrentar a treva.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.