Mario Sergio Conti

Jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mario Sergio Conti

No futuro do escritor Alain Damasio, palavras são protegidas por direitos autorais

A gata de ágata se engata no gato gaiato e o ato felino é um hino libertino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Alto-falante”, com hífen, é um aparelho que capta ondas acústicas e as transforma em correntes elétricas para retransmiti-las e amplificá-las, de modo a permitir a escuta coletiva e à distância dos sons originais. É um engenho mecânico.

“Os Altos© Falantes©”, sem hífen e com símbolos de copyright, é o título de um relato de Alain Damasio, escritor francês de ficção científica inédito no Brasil, autor de contos, romances, videogames, histórias em quadrinhos e peças musicais. É um engenho artístico.

A tribo dos Altos© Falantes© mora em quatro torres de 49 andares —a Borges, a Rawls, a Gorki e a Deleuze, entrelaçadas pela passarela Guattari— na Zona 17 de Phoenix, no Arizona. Eles têm esse nome porque falam em seu próprio nome, mas para todos, frases íntimas e comunitárias.

Damasio descreve-os assim: “Um pequeno milhar de anarquistas, de eruditos militantes, de insubmissos, de palpiteiros e punheteiros, de artistas autênticos ou autoproclamados, de camponeses de apartamento, em suma, de resistentes do Altermundo”.

Escrito no fim do século 20, “Os Altos© Falantes©” se passa hoje, o futuro é agora. O mundo é gerido pela Governança Corporativa Americana. A Weather controla o clima. A língua ficou a cargo da Wor[l]d e da Lexicon Corp. Tudo é clonado. A empresa que copia gatos é a DupliCat.

Bruna Barros

Clovis Spassky, um trovador, tem algo raro nesse mundo: um gato de DNA autêntico, que “tem nas tripas esse fogo visceral de uma mãe que o carregou, esse recurso vivo de um pai de verdade do qual ele é a carne e o sangue quente”. Desclonado, o bicho passeia quando cai do céu granizo vermelho.

Foi um erro da Weather, que usa veneno químico para fazer nevar nas Montanhas Rochosas. A chuva ácida mata o cato pagato. Spassky entra em guerra contra a Governança. Usa armas que maneja bem: palavras. Vira o Alto© Falante© original, o arauto da linguagem disruptiva.

As suas novas palavras ronronam uma língua labiríntico-libertária de trocadalhos do carilho porque o cumulonimbus de granizo alcalino desandou num cunnilingus felino de artifícios e paráfrases mal paradas: a gata de ágata se engata no gato gaiato e o ato sibilino é um hino libertino.

O céu vira cio e se inicia um cicio neosociológico. Substantivando verbos e verbalizando substantivos, prefixando e sufixando, “Os Altos© Falantes©” descreve como a Wor[l]d e a Lexicon compraram o direito autoral de palavras, para daí alugá-las como “brands”, marcas.

É uma decorrência lógica do que ocorreu, por exemplo, com o antigo cine Majestic, na rua Augusta, que agora propagandeia um banco. Ou com o estádio do Palmeiras, o Parque Antártica, que virou um monstruoso rótulo de seguradora. O pulo do gato foi dado por Silvio Berlusconi.

O bufão pré-Bozo vendeu os direitos do idioma à Lexicon —da qual era acionista. Disse que ninguém pagaria imposto de renda por oito anos, “o que facilitou enormemente, senão forçou, a aceitação pelos cidadãos”. Oito anos depois, eles passaram a pagar para usar o italiano em público.

Em 2001, a Lei sobre a Propriedade do Léxico é promulgada pela Organização Mundial do Comércio. Foi tornada pública anos mais tarde, “depois de um jogo sutil de rumores e desmentidos parciais que tinham como objetivo aclimatar a opinião pública ao irreparável”.

(De passagem: esse “jogo sutil” foi adotado-adaptado pelo parasita que lambelustra bo[s]tas da elite, brada pelo AI-5, diz que empregadas devem ir no máximo até a casa onde Roberto Carlos nasceu — e aí meio que dá marcha a ré, criando o climão para aquilo que o seu capitão quer impor).

O narrador prossegue: “A ‘liberalização das palavras’, apresentada assim pelas multinacionais que lucrariam com ela, é unicamente um direito leonino auto-instituído e autoconcedido por aqueles que saberão gerir inteligentemente o abuso”. A privatização triunfa e um semantiquário põe à venda o vocabulário de Mallarmé: Ptyx, Sixe, Lampadóforo.

Como só sobraram mil palavras gratuitas, a capacidade de elaboração e ação dos pobres foi reduzida a balbucios. O vocábulo mais caro ficou sendo “Free” porque ser livre é atributo de biliardários.

(De passagem, ainda: Free é marca de cigarro, mercadoria que não livra, e sim vicia e prende o consumidor).

A livre palavra pública é um perigo. A revolta de Spassky prospera a ponto de a Governança Americana ter de lhe propor um debate aberto. O discurso ianque será um alto-falante do Mesmo. O do Alto© Falante©, a arrepiante gritaria da gataria.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.