Mario Sergio Conti

Jornalista, é autor de "Notícias do Planalto".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mario Sergio Conti

Michel Houellebecq deixa para trás sexo e corpos metralhados em novo livro

'Anéantir', romance ainda inédito no Brasil, dá uma guinada na obra do autor francês, até então marcada pelo niilismo cru

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Anéantir", o título do novo romance de Michel Houellebecq, significa aniquilar. A palavra tem também um sentido místico, o da diluição do ser no todo, como a gota no oceano. Mas a comunhão do átomo com o cosmos só se dá quando o ser vira nada –na sua morte.

Dados os romances anteriores de Houellebecq, era de se esperar uma aniquilação ribombante. Eles estão cheios de carnificinas, de descrições detalhadas de corpos retalhados a tiros. O seu pano de fundo filosófico é parecido, pois vai e vem entre o niilismo cru e o cinismo acre.

Seus livros pisam e repisam que o humanismo é uma hipocrisia; o amor e o sexo, ilusões; a família, uma masmorra de neuróticos. Avacalham políticos, crentes ("o islã é a religião mais babaca", disse), árabes e, claro, franceses bem pensantes e de boa cepa. Ninguém presta.

O escritor francês Michel Houellebecq em Paris - Miguel Medina - 6.jan.15/AFP

Os romances arrasa-quarteirão fizeram dele o escritor mais popular na França e no exterior, onde foi traduzido para 42 línguas. "Anéantir", um tijolo (734 páginas) caríssimo (€ 26), saiu no início do mês com tiragem de 300 mil exemplares; vendeu 75 mil no primeiro fim de semana.

O sucesso não se explica por Houellebecq ser mediático —ele parece uma bruxa— e polemista. Ele é imaginoso. Faz com que a leitora entre em ambientes misteriosos, apesar de ser um pesquisador relapso: "O Mapa e o Território" tem trechos copiados da Wikipédia.

Seu estilo emula o naturalismo velho de guerra. Tem horror a profundidades opulentas e ao enlevo metalinguístico com o próprio umbigo. A prosa-pocotó, contudo, pisoteia a tartufice do culto à República e ao ideário boêmio-burguês de uma parte (a que venceu) do maio de 1968.

O decisivo para o sucesso está na gana com que Houellebecq lanceta feridas purulentas da pasmaceira francesa. Ele zomba do deixa-pra-lá, do país onde se fala muito e se aceita tudo para que nada mude. Às vezes, é meio mediúnico. Como em "Submissão" e "Serotonina".

"Submissão" imagina um partido islâmico que, ciente da inércia francesa, elege o presidente. O romance foi publicado no dia do atentado de extremistas islâmicos ao Charlie Hebdo, que trazia na capa uma caricatura de Houellebecq. Doze foram mortos no Charlie, e "Submissão" foi para o primeiro lugar dos livros mais vendidos na França, na Alemanha e na Itália.

"Serotonina" zomba da elite parisiense entorpecida por antidepressivos. Enquanto isso, na França profunda das províncias, os serviços públicos são sucateados, e uma revolta fermenta, raivosa. Meses depois, estourou a rebelião antevista pelo romance, a dos coletes amarelos.

"Anéantir" não tem visão nenhuma, apesar de se passar na campanha eleitoral de 2027. O futuro é uma cópia desbotada do passado: Macron escolhe um candidato à sua sucessão que, sem surpresa, vence a besta-fera da extrema direita no segundo turno.

O livro não entra em ambientes secretos. Com um começo de romance policial, em torno de ataques terroristas, parece que contará como funciona a DGSI, a CIA francesa. Mas a trama é logo abandonada. O mesmo ocorre com os hackers satanistas que preparam os atentados. Não se chega a saber quem são.

O forte de Houellebecq é realçar contradições e então corroê-las. Só que trocou o ácido por xarope. Todo mundo presta: tecnocratas de Macron; fascistas de Le Pen; os pais, os irmãos e a mulher de Paul Raison, o protagonista; ministros, médicos; funcionários, passantes.

Algo inimaginável no Houellebecq de outrora acontece: uma imigrante mestiça é inteligente e sincera. A única que destoa da geleia de gente boa é uma jabiraca do jornalismo, dessas que mata o marido para obter um furo. Mas a serpente some sem como nem por quê.

Ilustração representando uma gota de imergindo num líquido
Ilustração publicada em 28 de janeiro de 2022 - Bruna Barros

O andamento meloso empapa a paisagem. A Paris pútrida e as províncias dilapidadas viram uma sequência de cartões postais que, ao som de uma sanfona ao longe, se compra à beira do Sena.

A diferença está no fundo sonoro, vindo de algum dicionário de citações. Tome Musset: "Cheguei tão tarde a um mundo tão velho". Tome Pascal: "Olhavam-se com dor e sem esperança". E tome Conan Doyle, que faz Sherlock Holmes bradar: "É hora de partir".

É hora de partir porque todos os personagens estão ótimos. Mas aí Raison, racional até no nome, descobre que tem câncer. Ó vida, ó céus, ó azar. Seguem-se 130 páginas de um melodrama médico nauseabundo.

É um pretexto para que a razão encontre o sentido da morte na mística da reencarnação: a gota se dilui no mar. E Houellebecq, o inconformado, conforma-se com o conformismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.