Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times

Índia enfrenta uma dupla crise econômica e política

Desaceleração no crescimento foi dramática, e a política passou por uma virada ao autoritarismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Índia está passando por mais uma transformação. Quando primeiro visitei o país, na década de 1970, a Índia era impressionantemente democrática —com exceção do período conhecido como “A Emergência”, imposto pela então primeira-ministra Indira Gandhi entre 1975 e 1977. Mas a economia crescia devagar demais.

Depois da crise do balanço de pagamentos de 1991, a Índia introduziu reformas radicais. Nas duas décadas que se seguiram, sua economia começou a crescer mais rápido, enquanto o sistema político se mantinha robustamente democrático.

No entanto, depois da crise financeira da década passada, o crescimento se desacelerou. A política da Índia também está mudando, para uma forma agressivamente não liberal de “majoritarismo”. Essas mudanças gêmeas não são para melhor.

Arvind Subramanian, que foi o principal assessor econômico do governo de seu país, é coautor de um estudo sobre a desaceleração da economia, depois da crise. O estudo aponta que todos os indicadores importantes –investimento, crédito, lucros, arrecadação tributária, produção industrial, exportações e importações– enfraqueceram significativamente desde a crise financeira. Mas o crescimento econômico geral supostamente cresceu.

Melania Trump, Donald Trump e Narendra Modi durante evento em Nova Dheli, Índia
Melania Trump, Donald Trump e Narendra Modi durante evento em Nova Dheli, Índia - Money Sharma/AFP

Essa contradição o persuadiu a contestar a confiabilidade das estatísticas oficiais de crescimento econômico. Sua conclusão foi a de que a o crescimento foi superestimado por, em média, 2,5 pontos percentuais ao ano, entre 2011 e 2016, o que reduziria a média de crescimento real para 4,5% anuais. Se a estimativa se confirmar, é um resultado muito pobre.

Infelizmente, as coisas agora parecem ainda piores. A economia vem se desacelerando de modo ainda mais dramático no passado recente, mesmo de acordo com as estatísticas oficiais. Elas demonstram que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se desacelerou para 4,5%, ante o ano anterior, no terceiro trimestre de 2019. Pode ser que o crescimento se recupere. Mas a desaceleração foi dramática, comparável até ao que aconteceu na crise do começo da década de 1990.

Assim, o que explica o crescimento fraco depois de 2008 e a desaceleração ainda mais forte no passado recente? Para começar, a expansão insustentável do investimento interno alimentado pelas exportações e crédito exagerou o ritmo de crescimento da Índia antes da crise.

Segundo, a despeito do surgimento, depois da crise, de diversos problemas de balanço nos setores empresariais, tanto financeiro quanto não financeiro, gastos do governo, a queda no preço do petróleo, e empréstimos vigorosos de companhias financeiras não bancárias sustentaram o crescimento do país. Por fim, o crédito dessas últimas instituições entrou em colapso em 2019.

O consumo então se uniu às demais formas de demanda —especialmente o investimento e exportações— em seu enfraquecimento acentuado. Hoje, argumenta Subramanian, há uma espiral viciosa em curso: altas taxas de juros, crescimento econômico fraco e baixa lucratividade estão aumentando a carga de dívidas, e assim agravando os problemas das empresas financeiras e não financeiras.

A resposta do governo parece ser a de negar as provas de uma desaceleração. Uma discussão no Ministério das Finanças, na semana passada, indicava que a reação é semelhante àquela de que me recordo em meu período de trabalho sobre a Índia para o Banco Mundial, na década de 1970: protecionismo, maior investimento pelo governo, e assistência direta às exportações.

É impossível acreditar que esse tipo de ação resolva as fraquezas profundas que explicam as recentes falhas no crescimento.

É difícil desenvolver uma boa política econômica. À medida que a economia indiana se torna mais complexa e avançada, a tarefa se torna ainda mais trabalhosa. Requer dados confiáveis, conhecimentos técnicos avançados, assessoria independente e debate aberto.

Em lugar disso, os melhores consultores se foram, em geral, e as decisões políticas, pelo que se relata, terminaram concentradas nas mãos do gabinete do primeiro-ministro. Todo mundo mais deve demonstrar lealdade, acima de tudo. Rahul Bajaj, um conhecido empresário indiano, chegou a acusar o governo de “criar um ambiente de medo”. Na minha curta passagem pelo país, na semana passada, descobri que muita gente concorda com ele, mesmo que não o faça em público.

É essencial para o futuro da Índia que o crescimento volte a subir para além dos 7%, e que esse crescimento tanto gere empregos quanto preserve o meio ambiente. Isso é um grande desafio. Exigirá que más dívidas sejam liquidadas, a poupança e o investimento cresçam, a competitividade internacional seja melhorada —em um ambiente internacional mais complicado –, e que reformas na agricultura, educação, energia e diversas outras áreas importantes sejam realizadas.

O governo atual pelo menos dispõe do mandato de que necessita para revitalizar a economia, e assim criar oportunidades melhores para todos. Que o governo tenha esse mandato também se deve ao talento político indubitável do primeiro-ministro Narendra Modi.

Mas não basta conquistar esse tipo de mandato: também é preciso saber como usá-lo. Uma alternativa à difícil estrada de criar uma boa política econômica envolve gestos dramáticos, como a desmonetização, ou reformas mal concebidas, como a introdução de um imposto complicado demais sobre os bens e serviços. Uma alternativa ainda mais fácil é depender da política de identidade.

Essa parece ser a escolha atual. A repressão na Cachemira, a discriminação explícita aos muçulmanos na nova Lei de Emenda à Cidadania, o registro nacional de cidadãos que o governo propôs adotar – em um país com documentação notoriamente ruim - e a aparente intenção de deportar os muçulmanos que não forem capazes de provar seu direito de permanecer, sugerem, juntos, uma transformação na comunidade indiana.

O mesmo se aplica ao uso gratuito de rótulos como “traidor” para descrever as pessoas que discordam do governo, e “sedição”, para seus protestos. Fica bastante claro que a transformação da Índia em mais uma “democracia iliberal” é um plano antigo. Não admira que o presidente americano Donald Trump admire Modi. Os dois jogam o mesmo jogo, mas a maioria de que Modi desfruta lhe dá mais cartas.

A Índia chegou a um momento decisivo. Seu poderoso governo pode ou concentrar seus esforços em revigorar a economia ou levar adiante a transformação de uma democracia liberal imperfeita em algo muito diferente. É fácil compreender o apelo deum projeto tão perigoso. Mas devemos esperar que Modi escute, ainda que tarde, ao lado melhor de sua natureza.

Tradução de Paulo Migliacci

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.