Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times Brexit

O Reino Unido está prestes a se dar tiros nos dois pés

As exigências britânicas para as negociações com a UE são irreais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boris Johnson tem um fetiche de autonomia. O fetiche do primeiro-ministro do Reino Unido é a crença em que seu país não só tem o direito soberano de se dar tiros nos dois pés, como também o dever de fazê-lo se a alternativa for permitir que as instituições da União Europeia tenham qualquer influência em seus assuntos. O brexit, ele insiste, significa autonomia. Se ele persistir com essa exigência, é provável que no início do próximo ano o Reino Unido sofra a ruptura completa das relações comerciais que construiu ao longo de 47 anos.

Nesta segunda-feira (3), o governo britânico apresentou suas exigências para essas negociações. Infelizmente, elas são irreais em três aspectos: o primeiro é a esperança de que qualquer acordo será entre "soberanos iguais"; o segundo é a crença em que a UE aceitaria um acordo no estilo do Canadá; e o terceiro é que um relacionamento australiano com a UE, regido pelas regras da Organização Mundial do Comércio, é uma alternativa razoável.

Como questão de direito internacional, o Reino Unido é soberano. Mas soberania não é a mesma coisa que poder. A UE tem 446 milhões de habitantes, contra 66 milhões do Reino Unido. Sua economia é quase seis vezes maior que a britânica. A UE também é muito menos dependente do comércio com o Reino Unido do que o contrário. Sejamos claros: este não é um relacionamento entre iguais.

A dificuldade do Reino Unido em seu relacionamento com a UE é principalmente ele ser pequeno demais para ser igual e grande demais para não ter importância. Ele é um parceiro comercial da UE quase tão importante quanto os Estados Unidos. Isso porque a distância é fundamental para determinar os fluxos comerciais bilaterais. Como o Reino Unido é um parceiro comercial da UE muito mais importante que o Canadá, o bloco também é mais temeroso da capacidade britânica de perturbar sua economia. Ao mesmo tempo, para a Austrália, o comércio com a UE é desprezível. Mas a UE é o parceiro comercial mais importante do Reino Unido. O Reino Unido não deve aceitar o mesmo relacionamento comercial que a UE tem com a Austrália.

As exigências caracteristicamente completas da UE para as discussões deixa claro como ela vê as negociações. Primeiro, Bruxelas enxerga a "nova parceria" como um "pacote único". Isso deve cobrir "arranjos gerais" incluindo as provisões sobre governança; "arranjos econômicos incluindo o comércio e garantias de campo de jogo nivelado"; e arranjos de segurança que incluem cooperação policial e judicial, política externa, segurança e defesa.

Segundo, as questões são muitas e complexas. Elas incluem proteção de dados, participação nos programas nucleares da UE e da Euratom, comércio de bens e serviços, propriedade intelectual, abastecimento público, mobilidade de pessoas, aviação, transporte rodoviário, energia, pesca, cooperação judicial, cooperação em política externa e cibersegurança. Isso torna difícil crer que tudo possa ser acordado e ratificado em um ano. A ideia de que o Reino Unido deve se afastar se tudo não puder ser acordado nesse breve período parece insana.

Finalmente, a UE afirma que "diante da (...) proximidade geográfica e da interdependência econômica do Reino Unido, a parceria desejada deve garantir a concorrência aberta e justa (...) Com essa finalidade, o acordo desejado deve manter os padrões elevados comuns nas áreas de ajuda estatal, concorrência, empresas estatais, padrões sociais e de emprego, padrões ambientais, mudança climática e questões fiscais relevantes". O que a UE está dizendo é que nossa autonomia termina onde ela nos torna inconvenientes. Se o Reino Unido insistir nisso, o acordo que busca não será feito.

Para a conclusão razoável de que provavelmente não haverá acordo, há três respostas possíveis.

A primeira é que a UE cederá. Isso é bastante improvável. Para que a UE recue na questão do "campo de jogo nivelado", para citar um exemplo, seria necessário que ela confiasse que o Reino Unido não competirá minando os padrões da UE. Mas para que mais serve toda essa liberdade?, perguntará a UE. Para que mais os defensores do brexit dizem que serve? Johnson está nos pedindo para confiar nele. Por que deveríamos?

Uma segunda resposta é que para o Reino Unido não importa que não seja alcançado um acordo. Mas importa. Mesmo que o fracasso fosse "só" sobre os aspectos comerciais das negociações, com outras partes acordadas, o que é improvável, os custos para o Reino Unido de uma disrupção repentina seriam enormes. Em 2018, uma análise do próprio governo concluiu que a economia do Reino Unido poderia acabar entre 6% e 9% menor, em longo prazo, em um cenário sem acordo. Isso é significativamente pior que o resultado já ruim de um acordo de livre comércio em produtos. Além disso, uma mudança repentina nos arranjos atuais exigiria um choque. O Reino Unido não "prosperaria poderosamente", como afirma Johnson. Governos responsáveis não infligem tais choques em suas economias.

Uma última resposta é que, afinal, Johnson recuará de seus limites. Foi o que ele fez em outubro passado sobre a questão da fronteira irlandesa, quando aceitou o desmembramento econômico de seu próprio país --o que sua antecessora havia recusado totalmente--, o tempo todo ele negando que fez tal coisa. A capacidade de se render enquanto insistia com sucesso que não o fez é uma forma de genialidade. Talvez o primeiro-ministro possa encontrar uma descrição para rendições humilhantes que as vista como grandes vitórias. Eu certamente não ficaria surpreso se ele o fizesse.

Isto, porém, é esperança contra esperança. Do modo como estão as coisas, há um conflito fundamental sobre o âmbito dos acordos desejados, sobre a governança do novo acordo e, provavelmente mais perturbador, sobre dados, peixes e o "campo de jogo nivelado". Em resumo, há muita discórdia sobre a natureza do relacionamento prospectivo e muito pouco tempo para se acordar. Um resultado provável é que não haja acordo. Nesse caso, quanto maior for a disrupção decorrente, maior a probabilidade de o governo Johnson tentar pôr a culpa na União Europeia. Ele poderia até buscar vingança, possivelmente tentando se aliar aos EUA contra a UE.

Acima de tudo, lembrem-se disto: um acordo de livre comércio limitado seria melhor que nenhum acordo; mas ainda será doloroso.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.