Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times

União Europeia se ergue para enfrentar a crise da Covid-19

Um plano radical da Alemanha e da França transforma as possibilidades europeias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A União Europeia nasceu da catástrofe e avançou através de crises. Hoje enfrenta ameaças em diversas frentes. Se não conseguir enfrentar esses desafios, poderá até se despedaçar. Felizmente, Angela Merkel entende isso.

A chanceler alemã continua sendo a líder confiável do indispensável país europeu. Ao firmar um novo plano financeiro radical com o presidente francês, Emmanuel Macron, ela transformou as possibilidades europeias. É mais um momento "o que for preciso", desta vez dos principais políticos europeus, confirmando que Alemanha e França só deixarão a União Europeia falir se seus eleitorados descartarem as elites, como fizeram os americanos e britânicos.

Mas a história marcou as populações desses dois países fundo demais para que elas se arrisquem a políticas tão infantis.

Lembrem-se da história da União Europeia. A Comunidade do Carvão e do Aço e a Comunidade Econômica foram criadas em reação à Segunda Guerra Mundial. O mercado único foi uma resposta ao mal-estar econômico dos anos 1970. A união monetária foi acordada em 1991 em reação à unificação alemã. A criação do Mecanismo de Estabilidade Europeu e a transformação do Banco Central Europeu em um banco central moderno foram consequências da crise financeira na zona do euro.

German Chancellor Angela Merkel arrives for a news conference after a meeting with governors of former East German states at the Chancellery following the outbreak of the coronavirus disease (COVID-19) in Berlin, Germany, May 27, 2020. Markus Schreiber/Pool via REUTERS ORG XMIT: GDN025 - REUTERS

Agora vem o desastre econômico da Covid-19, com quedas na produção de rapidez sem precedentes esperadas para este ano e uma recuperação incerta à frente. Mas muito mais que isso ameaça a UE. Nacionalistas, os Estados Unidos se voltaram contra a própria ideia de integração da UE. O Reino Unido saiu dançando no meio do Atlântico.

A China e a Rússia embarcaram em uma política de "dividir para governar". Talvez mais importante, a crise financeira na zona do euro, mal cuidada, dividiu os países membros e virou a Itália, acima de todos, na direção do euroceticismo. Uma pesquisa indica que em um referendo sobre a saída da Itália, ou "Italexit", 42% dos italianos votariam a favor hoje.

A Covid-19 atingiu os membros da UE de modo desigual, em termos de mortes e de consequências econômicas previstas. O consenso das previsões é que o Produto Interno Bruto italiano encolherá 11%, contra 7% da Alemanha, neste ano. Provavelmente será ainda pior. O BCE está preparado para agir, para manter administráveis as margens sobre a dívida pública. Mas, com um ato surpreendente de secessão da ordem jurídica da UE, o Tribunal Constitucional alemão minou a credibilidade da UE.

Somente contra esse pano de fundo perigoso se pode compreender a proposta dos líderes da Alemanha e da França de um novo fundo de 500 bilhões de euros e um aumento subsequente para 750 bilhões de euros pela Comissão Europeia, no que ela chama de "UE da Nova Geração". Como reação à crise imediata, isso poderá não ser decisivo. Mas em termos do futuro em longo prazo da UE é simbólica e praticamente transformador, se não o amplamente discutido "momento Hamilton". Esses dois líderes pretendem fazer o que for necessário para preservar a UE; mais uma vez, deverá bastar.

A UE é vontade política transformada em carne institucional. Em 2012, reagi ao ceticismo generalizado nos círculos financeiros americanos sobre a sobrevivência da zona do euro comentando que Alexis de Tocqueville, nos anos 1830, escreveu que duvidava que os EUA pudessem sobreviver à secessão dos estados. Mas o norte afinal teve a vontade e a força necessárias. De modo semelhante, há uma tendência de os de fora subestimarem o significado da UE para seus principais membros. Esse acordo é um lembrete.

No futuro imediato, a reação à crise econômica virá principalmente de políticas fiscais nacionais, apoiadas pelo BCE. Mas este também precisa ser reavivado pela proposta franco-germânica, que agora deu no novo plano da comissão. Os "quatro frugais" (Holanda, Áustria, Dinamarca e Suécia) tentarão contê-lo. Podemos esperar que falharão.

O novo fundo da comissão consiste em 440 bilhões de euros em verbas (um elemento crucial), 60 bilhões de euros em garantias e 250 bilhões em empréstimos. Dois terços das verbas serão canalizados por meio de um "Centro de Recuperação e Resiliência". Os fundos seriam levantados nos mercados de capitais entre 2021 e 2024, para ser desembolsados durante vários anos. Para colocar os 750 bilhões de euros em contexto, são cerca de 1,5% do PIB da UE durante três anos.

Como afirmou Anatole Kaletsky, da Gavekal, a proposta franco-alemã é muito mais significativa do que sugerem esses números relativamente modestos. Ela inclui duas inovações: a capacidade de a comissão tomar empréstimos por sua conta e assim criar um novo tipo de títulos da UE; e o fato de que o empréstimo será financiado por novos impostos europeus sobre emissões de carbono ou transações financeiras e digitais.

A alavancagem sobre a receita fiscal permitida pela capacidade de contrair empréstimos poderá ser enorme. Se, por exemplo, a UE lançar um título não resgatável a 1% (uma suposição conservadora), poderá tomar empréstimos de 100 bilhões de euros, para sempre, sobre uma receita anual de 1 bilhão. É um negócio muito bom.

Mas não é, estritamente falando, um momento "Hamilton", o que significa o modo como Alexander Hamilton, primeiro secretário do Tesouro dos EUA, usou os poderes do governo federal para transferir as dívidas dos estados na Guerra da Independência para o balanço do governo federal. No caso dos EUA, isso não é um plano para assumir a dívida.

Crucialmente, a UE também não tem um processo político federal. As decisões orçamentárias devem ser tomadas por unanimidade. Entretanto, é um grande passo à frente simbolicamente, pois demonstra solidariedade, e praticamente, porque cria um novo instrumento financeiro a ser financiado por impostos europeus.

O que quer que não seja, este é um momento Merkel. Mais uma vez, essa política sempre cautelosa tomou uma medida decisiva. A UE trava batalhas externas e internas. Esta proposta será suficiente para resistir a essas pressões? Espero que sim. A ideia europeia foi uma reação ao nacionalismo destrutivo. Ela tem de sobreviver.

Tradução Luiz Roberto Mendes Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.