Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times

A luz evanescente da democracia liberal

Nenhum dos sistemas dominantes atuais está funcionando bem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Pela primeira vez neste século, entre os países com mais de um milhão de habitantes o número de democracias agora é inferior ao de regimes não democráticos”. Essa afirmação preocupante foi feita pelo historiador Timothy Garton-Ash, da Universidade de Oxford, em um ensaio sobre “o futuro do liberalismo”.

A observação reflete o que Larry Diamond, da Universidade Stanford, define como “a recessão democrática”. A eleição de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos é um alívio. Mas essa história ainda não acabou.

Para compreender o que está acontecendo, é preciso conectar política e economia. Branko Milanovic, um especialista em desigualdade, o fez em “Capitalism Alone”, publicado no ano passado. O capitalismo triunfou, ele argumenta. Milanovic está certo. Mas, acrescenta, as economias capitalistas seguem dois sistemas políticos distintos, nas maiores economias: o modelo “liberal” dos Estados Unidos e seus aliados, que é a preocupação de Garton-Ash e Diamond, e o modelo “político” da China.

Gabriel Cabral/Folhapress

Milanovic argumenta, corretamente, que a democracia liberal é boa em si e por si, e que permite uma correção pacífica de rumos. As pessoas desejam liberdade, e os eleitores dos Estados Unidos rejeitaram Donald Trump. Os chineses não podem fazer o mesmo com o líder chinês Xi Jinping. O argumento em defesa do “capitalismo político” é instrumental: ele funciona. A ascensão da China foi de fato extraordinária. Uma pesquisa recente do Pew Research Center demonstra que muito mais europeus veem a China, e não os Estados Unidos, como maior economia mundial, hoje, embora os sul-coreanos e japoneses discordem dessa avaliação.

A dicotomia de Milanovic é útil mas simplista. Uma terceira versão política do capitalismo existe: o capitalismo demagógico autoritário. Ele pode surgir do colapso do comunismo, como na Rússia atual, ou de uma democracia enfraquecida, como no Brasil e na Turquia. O capitalismo demagógico autoritário é um híbrido. Como no sistema chinês de capitalismo burocrático autoritário, o governante está acima da lei e não tem de prestar contas democraticamente –as eleições são uma farsa. Mas o poder é pessoal, não institucionalizado. É uma política corrupta e criminosa. Depende da lealdade política de capangas e sicofantas. Seu cerne muitas vezes é formado por familiares do líder, vistos como os mais confiáveis dos subordinados. Era esse o sistema político que Trump desejava instalar nos Estados Unidos.

Governantes como esses são como larvas de vespas que comem a aranha por dentro. Conseguem vencer uma eleição e a seguir erodem os baluartes institucionais e políticos contra o governo pessoal por prazo indeterminado. Trump tem todos os traços relevantes: a verdade é aquilo que ele diz que é, uma eleição justa é uma eleição que ele vença, e um bom funcionário é aquele que demonstre lealdade. Ele quer ser autocrata. Isso é diferente de dizer que ele quer governar. Nero tampouco tinha muito interesse em governar. Mas definitivamente era tirânico.

Os acontecimentos nos Estados Unidos demonstraram duas coisas cruciais. A primeira é que as instituições centrais dos Estados Unidos, entre as quais os tribunais, resistiram ao esforço de Trump para derrubar o resultado das eleições. Segundo, uma vasta proporção do Partido Republicano colaborou na manutenção de sua mentira de que a eleição foi fraudada. Isso sublinha mais uma realidade dos quatro últimos anos: a liderança republicana demonstrou absoluta obediência ao seu líder, praticamente até o último suspiro.

Isso não aconteceu por acidente. É o resultado lógico da estratégia política e econômica do “populismo plutocrático”. Trump é o resultado natural do objetivo estratégico da classe doadora de verbas políticas –cortes de impostos e desregulamentação. Para atingir esse objetivo, é preciso convencer uma grande parcela da população a votar contra seus interesses econômicos ao concentrar atenção em questões de cultura e identidade. Essa estratégia funcionou e continuará a funcionar. Trump pode ter sido derrotado, mas o trumpismo permanece. Padrões não inteiramente diferentes podem ser detectados no Reino Unido do brexit. O foco da esquerda com formação universitária em sua forma preferencial de política de identidade serve aos interesses de sua contraparte à direita.

Biden é um homem decente. O que ele deseja realizar, em termos de política interna e externa, faz sentido, claramente. Mas ele enfrentará uma oposição determinada a causar seu fracasso. De fato, causar o fracasso do governo é o cerne da política de direita –isso e fomentar a raiva das bases. É preciso ser cego para não perceber em que direção isso nos está levando. Os doadores não seriam as primeiras pessoas ricas e poderosas a acreditar, incorretamente, em que são capazes de controlar os demônios demagógicos que ajudaram a criar.

Como demonstra a pesquisa do Pew Center, a realidade dos Estados Unidos de Trump erodiu a confiança do planeta na competência e decência do país. Biden encontrará muita dificuldade para reconquistar a confiança perdida, não porque as pessoas não acreditam nele, mas porque elas não acreditam em seu país. E, já que o futuro dos Estados Unidos como democracia liberal continua incerto, a causa continua a enfrentar sérias dificuldades em todo o mundo.

A democracia liberal tem uma grande vantagem: seu principal oponente. Como aponta Samantha Power, da Universidade Harvard, a aprovação à China na pesquisa Gallup é de 32%, em mais de 130 países. E esse número mal se mexeu em 10 anos. As pessoas respeitam a China, mas não gostam dela. A China também encara o desafio de sustentar o dinamismo econômico sem um Estado de Direito confiável.

Nenhum dos sistemas dominantes atuais está funcionando bem. O capitalismo é inovador mas cria imensos desafios sociais, políticos e ambientais. A democracia liberal está corroída, mesmo em seu núcleo. Mas a política autoritária que a desafia é imensamente pior. O governo por gangsteres ou burocratas brutais que não prestam contas a pessoa alguma é profundamente deprimente, mesmo que os segundos sejam muito menos incompetentes. Aqueles de nós que continuamos a acreditar em liberdade e democracia esperamos que Trump seja o alerta de que todos precisávamos. Mas duvido que isso se confirme. Ninguém é tão cego quanto um rico egoísta que se recusa a ver.

Tradução de Paulo Migliacci

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.