Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times inflação juros

Um pouso suave nos EUA é possível, mas improvável

É otimista pensar que uma recessão não será necessária para conter a inflação, assim como a ideia de que é possível evitá-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"A inflação está alta demais e entendemos as dificuldades que está causando, e estamos agindo energicamente para fazê-la baixar. Temos as ferramentas de que precisamos e a decisão que será necessária para restaurar a estabilidade dos preços em favor das famílias e empresas americanas."

Assim Jay Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, iniciou a entrevista coletiva após a reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês) na semana passada. Foi um pedido de desculpas servil. Mas também pareceu muito o célebre comentário de Mario Draghi —"o que for necessário"— em julho de 2012.

O que o renovado compromisso do Fed de baixar a inflação significa para o futuro? Powell afirmou de maneira otimista que "temos uma boa chance de ter um pouso suave ou quase suave".

Com isso ele quis dizer que a demanda se reaproximará da oferta, o que por sua vez poderá "baixar os salários e a inflação sem ter de desacelerar a economia e ter uma recessão e fazer o desemprego aumentar materialmente". Ele também afirmou que "a economia está forte, bem posicionada para lidar com a política monetária mais firme, mas direi que prevejo que isto será muito desafiador".

O mais intrigante sobre essa linha de argumentação não é a confissão de que o caminho sugerido será duro de alcançar, mas a crença de que ele chegará ao seu destino. Seria possível reduzir a inflação à meta apenas podando o superaquecimento do mercado de trabalho?

homem branco cabelos brancos óculos de aros pretos terno escuro em frente a microfone
Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, durante comissão no Senado dos Estados Unidos - Tom Williams - 3.mar.2022/Reuters

Alguns sugerem que pode ser. Alan Blinder, da Universidade Princeton e ex vice-presidente do Fed, comentou recentemente que em pelo menos sete das últimas 11 ocasiões o endurecimento do Fed levou a pousos "bastante suaves". A dificuldade dessas comparações é que a inflação hoje está em seu nível mais alto em 40 anos. Até a inflação anual "central", de preços ao consumidor menos energia e alimentação, foi de 6,5% no ano até março de 2022.

Se alguém acredita que ela simplesmente vai se desfazer depois de um endurecimento modesto, deve pensar que a inflação é na maior parte "transitória". Isso é altamente otimista. Crucialmente, os EUA desfrutaram de uma recuperação excepcionalmente vigorosa. O aumento da produção no ano passado foi muito mais forte do que em outros importantes países de alta renda.

A recuperação do mercado de trabalho foi robusta, com alta vacância e taxas de saída e um ágil retorno ao baixo desemprego. Só as taxas de emprego continuam um pouco abaixo de picos anteriores. Além disso, o crescimento dos salários também foi forte, como diz Jason Furman, ex-presidente do Conselho de Assessores Econômicos, embora esteja desacelerando um pouco.

A dificuldade é que, ao contrário dos protestos de Powell, a inflação em geral não desaparece simplesmente numa economia tão forte. Sem dúvida, uma parte da inflação medida se deve a restrições de oferta doméstica e global, discutidas em detalhe no Relatório Econômico do Presidente no mês passado. Mas essa também é uma maneira de dizer que o excesso de demanda hoje está pressionando a oferta no país e no exterior.

Se Powell estiver certo, as restrições de oferta devem pelo menos não piorar, enquanto as empresas e os trabalhadores afetados negativamente por elas devem aceitar sem reclamar a redução de lucros e rendas reais. Mas por que deveriam fazer isso?

Furman comenta: "O aumento de 8,5% no índice de preços ao consumidor nos 12 meses até março é muito mais rápido do que o ritmo do crescimento nominal dos salários, levando às quedas mais rápidas dos salários reais ao longo de um ano nos últimos 40 anos". As condições para uma espiral de custos e preços existem hoje. A esperança, em vez disso, deve ser que as restrições na oferta e no mercado de trabalho se revertam, gerando queda de preços e assim eliminando quase toda a necessidade de recuperar as rendas perdidas.

A visão de que uma recessão significativa não será necessária para conter a inflação é otimista. Mas essa não é a única forma de otimismo que se vê hoje. A outra é a ideia de que essa recessão pode ser evitada. A dificuldade aqui é que fazer uma desaceleração em sintonia fina será ainda mais difícil do que normalmente é. Uma incerteza é que as rendas reais menores devido à inflação alta provavelmente conterão a demanda, mas até onde elas o farão depende da vontade dos consumidores de gastar as economias feitas durante a recessão induzida pela Covid.

Outra incerteza, provavelmente mais importante, é sobre como a política monetária mais dura afeta as condições financeiras nos EUA e em outros países. Não devemos esquecer que há níveis excepcionalmente altos de dívida denominada em dólares em todo o mundo.

Além disso, os preços dos ativos também alcançaram níveis extremos: os preços da habitação nos EUA (medidos no Índice Nacional de Preços de Residências S&P/Case-Shiller, deflacionados pelo índice de preços ao consumidor) em fevereiro de 2022 foram 15% mais altos que antes da crise financeira; e a proporção de preços/ganhos sobre ações, ajustada ciclicamente, foi mais alta do que em qualquer período desde 1881, exceto o final dos anos 1990 e início dos 2000.

Colapsos nos preços dos ativos em reação ao endurecimento monetário turbocarregaria a política do Fed, mas de maneira imprevisível. Até uma ação modesta do Fed teve grandes impactos: as taxas de juros saltaram e os mercados entraram em turbulência. O que vimos é o fim desse tumulto ou, como parece mais provável, apenas seu começo?

Exceto para os historiadores, talvez seja inútil perguntar como entramos nessa confusão. Obviamente, deve-se em parte a choques imprevisíveis. Mas os políticos têm estado otimistas demais sobre a inflação. Eles deveriam ter começado a normalizar uma política monetária introduzida em uma crise extraordinária quando o pior tivesse passado. O Fed está retirando a poncheira tarde demais.

Infelizmente, é muito provável que agora seja necessária uma recessão para manter sob controle as expectativas de inflação. Além disso, mesmo que venha a ser desnecessária, porque a inflação simplesmente desapareça, uma recessão ainda pode ocorrer, simplesmente porque até uma política modestamente mais rígida causa o caos nos frágeis mercados de ativos de hoje. Mas o Fed tem de sustentar sua credibilidade combalida em relação à inflação. Esse é o coração do mandato do banco central. Ele precisa juntar sua coragem e fazer o que é necessário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.