Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Neymar involuiu no PSG e se tornou adolescente rebelde que esmurra torcedores

Aos 26, jogador optou pelo conforto de um campeonato organizado para admirá-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neymar durante jogo do PSG contra o Rennes - Anne-Christine Poujoulat - 27.abr.2019/AFP

O jogo inaugural de Neymar no Paris Saint Germain, contra o pacato Guingamp, deu logo a entender que o campeonato francês seria pequeno demais para ele.

Transferido do Barcelona, onde não suportava jogar à sombra de Lionel Messi, Neymar chegou ao PSG com a promessa de levar o clube para outro patamar.

Naquela altura, a transformação em curso do time parisiense interessava muito além do gramado. O PSG era a vitrine do Qatar, e os donos do país-sede da próxima Copa do Mundo esperavam repetir o sucesso dos seus homólogos dos Emirados Árabes Unidos com o britânico Manchester City.

Surgiu um problema, no entanto, que pode ser resumido a quase seis séculos de formação urbana. 

Desde Luis 13, a França estruturou-se em torno da sua capital política e cultural, a dominante Paris. Na Inglaterra, pelo contrário, prosperaram diferentes polos, da portuária Liverpool à industrial Manchester, passando pela financista Londres.

Como consequência desse processo histórico, o campeonato inglês tem grandes jogos quase todos os fins de semana, enquanto o francês se resume ao clássico entre PSG e Marselha. Acostumado com times erráticos e desorganizados, o PSG dá um espetáculo de inexperiência quando disputa a Liga dos Campeões europeia.

Neymar tem a sua cota de responsabilidade. À imagem de outros astros, ele vem provando, pelo seu comportamento individualista, que os jogadores são os principais agentes da desmoralização do futebol.

Poucas semanas depois de gravar um vídeo para Jair Bolsonaro, o astro enviou o progenitor para tratar dos seus problemas com a Receita no Palácio do Planalto.

Cristiano Ronaldo também pediu proteção ao presidente de Portugal. Numa violação da regra protocolar, as suas condecorações nacionais foram mantidas, apesar de ter sido condenado por evasão fiscal na Espanha.

Depois de ouvir a sentença, o atual jogador da Juventus saiu do tribunal com o sorriso triunfante, numa lamentável apologia da sonegação.

Os dois jogadores partilham a obsessão pelo dinheiro, as fofocas e os holofotes, mas diferem substancialmente na abordagem do projeto esportivo.

Aos 27 anos, Cristiano Ronaldo encarou uma mudança para um Real Madrid em plena reconstrução. Evoluiu e se tornou um líder. Aos 26, Neymar optou pelo conforto de um campeonato organizado para admirá-lo. Involuiu e se tornou um adolescente rebelde, que xinga juízes e esmurra torcedores.

As coisas devem piorar daqui para a frente. Humilhado na final da Copa da França pelo Rennes, discreto rival do Guingamp na região da Bretanha, o PSG corre o risco de ser abandonado pelos qataris, cada vez mais criticados na França dos coletes amarelos e da revolta contra Paris e os seus super-ricos.

Mas Neymar e os brasileiros em geral não precisam se preocupar. Até a próxima Copa do Mundo, ele continuará recebendo milhões para ser o porta-bandeira de um reino qatari que tem a metade do tamanho de Sergipe.

Quanto aos brasileiros, eles ainda têm três anos para armar um novo time. E encontrar um ídolo que mereça esse nome.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.