Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Jair vs. Greta

ONU mudou seu foco para a crise climática e brasileiro virou o vilão ideal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Longe vão os tempos em que a ONU mandava no mundo. 

Lembrada por estudiosos como a parteira da independência africana, a instituição comandada por lendas como Dag Hammarskjöld redesenhava fronteiras, proclamava Estados e emancipava povos durante as décadas do pós-guerra.

Greta Thunberg, a ativista sueca de 16 anos, participa de debate do Comitê de Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar da União Europeia - Frederick Florin/AFP

Hoje, a ONU segue reverenciada pelo seu simbolismo quase mitológico, mas atravessa uma crise de legitimidade sem precedentes. 

O engessamento da sua última instância, o Conselho de Segurança, praticamente paralisou o processo decisório. Governos de países soberanos aplicam o princípio do à la carte na hora de seguir as decisões dos seus órgãos jurídicos. No poder, o PT, que recorreu à ONU para a liberação de Lula, ignorou alegremente as injunções sobre a calamidade sócio-econômica em Belo Monte.

As crônicas restrições orçamentárias também limitaram a sua margem de manobra. Na recente crise do ebola no oeste da África, a agência onusiana Organização Mundial da Saúde teve um papel secundário ao lado da americana CDC, que conta com um orçamento duas vezes maior. 

O bizantino financiamento do sistema ONU garante um aporte anual inferior ao de uma cidade como Nova York. Só um psiquiatra pode explicar a crença de que a ONU é um órgão tentacular e onipresente.

O questionamento do papel da ONU remonta aos anos 1990. No papel de xerife atrapalhado de um mundo em plena recomposição, a organização perdeu muito da sua aura no genocídio de Ruanda e da sua autoridade na invasão do Iraque. Em 2016, a eleição de um antiglobalista na Casa Branca colocou em causa a própria ideia de governança global.

Mas quando Jair Bolsonaro decidiu pegar a onda e anunciar a saída do Brasil —ele obviamente recuou— a ONU já tinha começado a pensar na sua própria reinvenção. Sob o comando de António Guterres, um social-democrata da velha guarda com profundo sentido espiritual, a ONU foi abandonando a sua ambição quixotesca de se meter em todas as crises do mundo para se concentrar em apenas uma: a luta contra o colapso climático.

Desnecessário dizer que Bolsonaro desempenha para a ONU o mesmo papel que teve para Emmanuel Macron: o de vilão ideal. A Amazônia em chamas substituiu o urso polar sozinho no gelo como pôster do movimento, e o nome do presidente brasileiro foi berrado por milhões de manifestantes durante os mega protestos da semana passada. 

A ONU tentou, e conseguiu, fazer do seu principal acontecimento anual um embate entre Jair Bolsonaro e Greta Thunberg, a já histórica ativista ambiental. Melhor ilustração possível do conflito geracional, a imagem de um encontro entre os dois inundaria as redes sociais.

Apesar do ambiente explosivo, os ideólogos do governo defendem que o presidente dobre a aposta na lacração em Nova York. 

Não nos devemos surpreender, portanto, se Bolsonaro proporcionar um novo momento Mahmoud Ahmadinejad. Em 2010, o iraniano, desorientado e isolado, perdeu a compostura a disparou em plena tribuna todo o tipo de ignomínias para uma audiência esvaziada.

Podem preparar a pipoca orgânica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.