Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Na África, o Brasil já era

Vazio deixado pelo país no continente foi ocupado por China, Israel e Japão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Momentos antes de encerrar o seu discurso atormentado na ONU, Bolsonaro se disse ansioso para visitar “os amigos africanos”.

Não se sabe se os chefes de Estado de 54 países radicalmente distintos apreciaram o amálgama, mas uma coisa é certa: eles não estão morrendo de saudade.

Quando o ciclo de alta dos recursos naturais se esgotou e o Brasil começou a se retirar do continente, até desaparecer completamente depois de 2017, os principais países da região engataram uma nova fase de crescimento. 

A habitual narrativa megalomaníaca de tiranos decadentes deu lugar a procedimentos mais sóbrios e realistas promovidos, em alguns casos, por uma nova geração de líderes.

A joia da coroa, a Etiópia, atravessa uma transformação sem precedentes.

A política de industrialização encetada por um governo reformista e teleguiada por investidores asiáticos levou à decolagem de todos os indicadores do país.

Moçambique, onde o Brasil era um dos principais investidores externos por meio da Vale, acabou de anunciar a entrada da francesa Total no seu megaprojeto de gás natural, uma transação de mais de US$ 8 bilhões (R$ 33,2 bilhões). As duas nações almejam crescer mais de 5% anualmente na próxima década.

Os sinais positivos vão além da economia. A Nigéria assegurou a sua transição democrática, enquanto as instituições da África do Sul dobraram, mas não quebraram, face ao ataque populista do ex-presidente Jacob Zuma. 

Em Angola, ativistas outrora perseguidos pelo longevo ditador e membro de honra da família Odebrecht José Eduardo dos Santos são agora recebidos pessoalmente pelo novo presidente, João Lourenço. Na contramão do resto do mundo, a democracia na África resiste e, ainda que prudentemente, progride.

Desconhecemos os planos do governo Bolsonaro para a África. Quando deixa de lado os debates sobre os sentidos do terraplanismo, o chanceler Ernesto Araújo balbucia algo sobre fechamento das embaixadas —fantasia nunca realizada— e a necessidade de proteger comunidades católicas, numa provável referência ao conflito em curso na região norte de Moçambique. 

Nenhum resquício de estratégia para as pequenas e médias empresas que conseguem prosperar sem a ajuda do Estado, mas ainda requerem um mínimo de coordenação com o Itamaraty para tocar os seus negócios.

O vazio deixado pelo Brasil já foi ocupado. Israel e Japão, citados como exemplo por Bolsonaro, anunciaram recentemente programas de investimento bilionários. Há muito tempo que chineses deixaram de ser vendedores de videocassete paraguaio. Agora realizam obras de engenharia premiadas com materiais e empregados locais.

Só os mais distraídos continuam vendo a África como um eldorado ou um coração das trevas. Para os donos do dinheiro, o continente é um mercado cada vez mais competitivo onde a chave do sucesso está no engajamento a longo prazo.

Menos de dez anos atrás, o Brasil era conhecido como um ator promissor no continente, proporcionando uma alternativa aos governos africanos interessados em diversificar o seu leque de aliados. Atualmente, para a África, o Brasil é passado.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.