Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Veto a Eduardo Bolsonaro se tornou indispensável para salvar credibilidade no exterior

Pela primeira vez na sua história, o Itamaraty está acéfalo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O episódio da última sexta-feira (30), em que o ministro das Relações Exteriores, relegado à condição de acompanhante do filho do presidente da República, deslocou-se à Casa Branca para prestar contas sobre a gestão dos incêndios na Amazônia, conclui uma sequência internacional calamitosa.

E confirma uma série de impressões a respeito da prática da política externa pelo atual governo às vésperas de um momento decisivo.

Pela primeira vez na sua história, o Itamaraty está acéfalo. Ernesto Araújo atua como um cicerone da corte presidencial, que subjuga a instituição aos impulsos de amadores.

Prova disso, a crise diplomática decorrente da crise ambiental foi criada e sustentada pelas ordens, palavras e gestos daqueles que se apropriaram da diplomacia com a colaboração do chanceler.

Em particular, a tentativa do presidente de imitar Donald Trump e armar um mano a mano com o presidente francês, Emmanuel Macron, abalou a imagem do Brasil no mundo. O trumpismo pode até dar certo na superpotência americana, mas é insustentável num país desesperado por novos investidores, amargando mais de dez milhões de desempregados.

Nesse contexto, a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada em Washington, prestes a ser debatida no Senado, tornou-se um referendo sobre a política externa implementada pelo governo Bolsonaro.

Concretamente, os senadores devem deliberar se autorizam o Executivo a continuar sabotando o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, afastando o Brasil dos requisitos mínimos para pleitear a entrada na OCDE e provocando interlocutores ao ponto de suscitar o boicote do mercado nacional por empresas estrangeiras.

Todos esses desmandos continuariam a ser tolerados em nome da aliança com  Trump, que por enquanto se resume a pouco mais do que um punhado de comentários nas redes sociais.

Depois da crise da Amazônia, é impossível argumentar que a indicação de Eduardo Bolsonaro traz mais benefícios do que custos para o Brasil.

A ratificação do capricho presidencial pelo Senado também sinalizaria aos atores internacionais que a nascente e promissora para-diplomacia está fadada ao mesmo fracasso que a tentativa do vice-presidente Hamilton Mourão de colocar alguma racionalidade na politica externa no início do mandato.

Em um movimento ainda incipiente, governadores do Nordeste retomaram a parceria estratégica com a China, e João Doria voltou a circular pelas praças financeiras da Europa. Líderes do DEM reafirmaram o compromisso com o ambiente e conseguiram manter um canal aberto com a ONU e o G7.

Juntos, eles demonstram que o Brasil tem recursos de sobra para sobreviver a um Executivo à deriva, desde que o poder de intoxicação do debate público pelo primeiro escalão presidencial seja razoavelmente controlado.

Se a votação da reforma da Previdência era decisiva para dar um mínimo de credibilidade ao país no mercado financeiro, o veto à indicação de Eduardo Bolsonaro se tornou indispensável para salvar o que resta da credibilidade do Brasil na arena internacional.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.