Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Romance de Bolsonaro com Trump nunca passou de miragem

Paixão americana deixou as relações internacionais do Brasil em frangalhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para o público, era o “casamento hétero” dos sonhos. O capitão queria refazer o mundo com o magnata. Mas, em privado, o romance nunca passou de uma miragem.

Logo nas primeiras semanas, Bolsonaro fraquejou na hora de bancar a escalada militar na Venezuela. O episódio contribuiu para a demissão de um dos principais fiadores da sua relação com Donald Trump, o beligerante John Bolton.

trump e bolsonaro
Visita do presidente Jair Bolsonaro a Donald Trump em Washington, no último mês de março - Jim Watson/AFP

Acostumado a dividir a humanidade entre vencedores e fracassados, o presidente americano também ficou desiludido com a gestão calamitosa da crise da Amazônia, que ressuscitou um dos seus antagonistas, Emmanuel Macron. 

Sinal mais recente do distanciamento, a conferência da Cpac deste fim de semana não passou de uma festa de condomínio cheia de figurinhas carimbadas. O convidado mais importante era um obscuro senador de Utah. Muito pouco para um evento apresentado como fundador de uma nova época nas relações Brasil-Estados Unidos. 

Mergulhado numa guerra comercial e frustrado com a debacle de Binyamin Netanyahu em Israel, Trump passou a ver a revolução conservadora como uma prioridade secundária e até um embaraço.  

Para complicar as coisas, o processo de impeachment tem na sua origem agentes externos dispostos a tudo para agradar ao presidente americano. Os republicanos passaram a abominar a ideia de contar com mais um embaixador voluntarista e inexperiente na pessoa de Eduardo Bolsonaro.

Além de serem ridículas, as constantes analogias matrimoniais de Bolsonaro revelam uma incapacidade profunda de entender a natureza das relações internacionais. Não são os líderes que se relacionam, são os Estados que cooperam. Nada se move com estardalhaços e berros, mas com longos e burocráticos processos.

Com base no sonho americano, o governo Bolsonaro tomou várias decisões estruturais e potencialmente desastrosas. Na questão da OCDE, por exemplo, o mais grave não é o atraso no processo de adesão, mas a perda de estatuto de país em desenvolvimento na OMC, que jamais poderá ser revertida.

Mais grave ainda, a paixão americana deixou as relações internacionais do Brasil em frangalhos. Na Europa, o presidente é persona non grata, e o acordo com a União Europeia é dado como morto e enterrado. Ele é visto pelos Brics como aquele cara que largou a família por uma aventura e agora quer voltar para casa. O problema é que a família saiu por cima. O Banco dos Brics finalmente decolou, e os sul-africanos ocuparam o vazio deixado pelos brasileiros.

Preocupados com a atitude brasileira na Venezuela, chineses e russos parecem pouco entusiasmados com a ideia de reacomodar o brasileiro errático. Bolsonaro se encontra em situação semelhante na América Latina, onde queimou as pontes com o futuro presidente da Argentina e alienou o seu mais competente aliado, Sebastián Piñera.

Na vida como na política, não se deve subir tom sem ter a garantia de que se pode ganhar a briga. Bolsonaro e os seus inexperientes diplomatas viraram a mesa em troca de uma promessa que jamais será cumprida. Agora fica a pergunta: tem alguém sobrando para dialogar com o presidente brasileiro?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.