Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Na Europa, centro não consegue barrar populistas

Crise começou quando líderes centristas apostaram tudo na conquista do eleitorado conservador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Édouard Philippe finalmente entregou os pontos. Depois do movimento social mais duradouro desde 1995, o primeiro-ministro de Emmanuel Macron aceitou neste final de semana abdicar do tópico mais sensível da reforma da Previdência: a instauração de uma idade mínima, 64 anos, para receber a aposentadoria plena.

A insistência nessa medida havia custado ao governo o apoio do sindicato reformista CFDT, principal fiador das negociações. A reforma da Previdência será provavelmente aprovada. Mas Macron continuará sendo visto como um presidente fantasmagórico.

macron
O presidente da França, Emmanuel Macron, durante evento sobre clima em Paris - Yoan Valat/Reuters

Com exceção da idade mínima da aposentadoria, a reforma, baseada no modelo proposto anteriormente pelo Partido Socialista, é globalmente consensual. Ela tem como principal objetivo corrigir o caráter multissetorial do sistema previdenciário, desnecessariamente custoso e complexo.

Mas os franceses não perderam a oportunidade de sair às ruas contra um governo cronicamente impopular. Desde a emergência dos coletes amarelos, Macron vem apostando tudo na arena internacional, na qual se impôs como guardião do liberalismo. 

No entanto, o cidadão médio, que não lê os elogios ao governo francês na imprensa internacional, hesita entre o desprezo e o ódio por um presidente que nunca se preocupou em estabelecer um vínculo carismático com a população. Não é a França que é irreformável; é Macron que nunca conseguiu ser aceito como chefe de Estado.

Panaceia dos progressistas brasileiros, o centro vem sofrendo sucessivas derrotas na Europa. Os liberais democratas britânicos foram liquidados num pleito que, ironicamente, eles próprios desencadearam. O Ciudadanos passou de futuro maior partido da Espanha a formação secundária em menos de dois anos. Na França, a centro-direita, oriunda do gaullismo, está prestes a dar o bote nos centristas de Macron, que alimentavam sonhos de hegemonia.

Mais grave ainda, a ideia de que o centro é o melhor antídoto aos populistas passou a ser questionada. Num movimento inesperado e marcante, a quase totalidade dos eleitores do Ciudadanos desertou para o recém-criado Vox, de extrema direita, no último pleito espanhol. 

A crise do centro na Europa começou quando os seus líderes apostaram tudo na conquista do eleitorado conservador. Todos acreditavam que a ameaça populista e a debacle dos sociais democratas chegaria para fidelizar o eleitorado de esquerda.

Recentes desdobramentos indicam que os centristas brasileiros estão conscientes desse risco. A agenda com Flávio Dino sugere que a equipe de Luciano Huck sabe que a rejeição a Jair Bolsonaro não chegará para arregimentar o eleitorado de esquerda.

Uma intuição correta. O exemplo europeu mostra que a superação da fratura entre esquerda e centro deve ser o ponto de partida de qualquer projeto eleitoral progressista para 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.