Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Democratas estão dando um show de sangue frio e disciplina

Partido mostra que a única receita contra populismo é união de forças e disciplina das lideranças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os observadores das eleições norte-americanas de 2020 agem como gatos escaldados.

Depois do choque da vitória de Donald Trump e do brexit em 2016, seguido da eleição de Jair Bolsonaro em 2018, ninguém se arrisca a cravar um resultado. Mas quem olhar objetivamente para os dados sabe que a vitória de Joe Biden é cada vez mais provável.

Os institutos de pesquisa aprenderam com os erros dos últimos anos e aperfeiçoaram as técnicas de coleta de informação de intenção de votos. Eles mostram o democrata Joe Biden liderando em estados-chave, como a Pensilvânia, e competindo para vencer em bastiões dos republicanos, como o Texas e o Arizona.

Para o desespero dos republicanos, democratas também estão em condições de conquistar a maioria no Senado.

Encarnação em pessoa do eleitorado de Trump —branco, suburbano e saudoso da prosperidade industrial (Biden é conhecido como “Amtrak Joe”, em referência à companhia nacional de trens)—, o democrata parece invulnerável às agressões do presidente.

Nos bastidores, o ex-presidente Barack Obama e companhia trabalham para mobilizar as comunidades latinas e afro-americanas em eventos virtuais compactos e reservados.

Trump dá a impressão de estar sendo devorado pelo caos que ele próprio engendrou, mas é o sucesso da candidatura de Joe Biden que está por trás da sua desgraça.

Ninguém mais se lembra do Partido Democrata do começo do ano, que mal conseguia organizar as primárias e parecia condenado a uma disputa fratricida entre centristas e esquerdistas.

Logo no primeiro comício, Biden bateu no peito e anunciou que “ele é o partido”. Nos debates, ele e a sua vice Kamala Harris enterraram, pelo menos temporariamente, os sonhos da esquerda, o Green New Deal e a interdição da indústria de gás de xisto, sem temer uma insurreição da turma de Bernie Sanders.

Democratas confirmam que a única receita que funciona contra o populismo é a união de forças e a disciplina das lideranças.

A solidez da campanha de Biden complica os planos de Donald Trump para melar a contagem dos votos e tentar vencer a eleição no tapetão.

Se Biden mantiver a dinâmica positiva até o dia da eleição, Trump terá dificuldades em criar um clima de intimidação e incerteza.

Importante também lembrar que o republicano está cada vez mais isolado. O Exército e o Judiciário não pretendem dar o mínimo respaldo a uma aventura autoritária.

O mercado financeiro já começou a se preparar para uma vitória do campo democrata. Num país psicologicamente esgotado, a presidência tranquila de Joe Biden nunca pareceu tão atrativa como agora.

Trump entrou em campanha com a promessa do “come back”, ou do grande regresso, na saúde e na economia. Mas a pandemia continua rolando solta, e o governo mal consegue aprovar a continuidade do auxílio emergencial.

Neste fim de semana, da sacada da Casa Branca, Trump ensaiou um terceiro “come back”, o do próprio candidato, recuperado da infecção por coronavírus. Se esse novo show televisivo fracassar e Trump não afastar a melancolia da sua campanha, a era populista não terá passado de uma parêntese.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.