Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Celebração de Napoleão acontece em momento de incertezas na França

Manifesto assinado por generais com alerta para ameaça de 'guerra civil' é abalo na história das relações civis-militares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A França entra na semana do bicentenário da morte de Napoleão num voo sem horizonte. O recente manifesto assinado por generais da reserva alertando para a ameaça de uma “guerra civil iminente” é um abalo sem precedentes na história recente das relações civis-militares.

O governo, surpreendido com a violência do texto, demorou para reagir, e uma sondagem indicou que 58% da população apoiava a iniciativa dos militares. Impossível minimizar a importância do fato. A França passou por 12 atentados terroristas desde 2015 e tem mais de 30 mil soldados no exterior. Nesse contexto, o conceito de “militar de pijama” simplesmente não existe.

O “causo” militar também revela o estrago provocado pela dinamitagem das fundações do sistema político francês na espetacular eleição de 2017. Primeiro presidente eleito com menos de 40 anos e sem nunca ter exercido um mandato eletivo, Emmanuel Macron tentou consolidar a sua legitimidade demitindo o comandante das Forças Armadas, Pierre de Villiers, devido a um contencioso banal sobre o orçamento da Defesa.

Busto de bronze de Napoleão é exibido em Fontainebleau, próximo a Paris, antes de ser leiloado no bicentenário da morte do líder - Sarah Meyssonnier - 30.abr.21/Reuters

Escritor talentoso, Villiers iniciou uma nova carreira de apóstolo dos valores tradicionais franceses. Seu livro, “O que É um Chefe” (em tradução livre), consta entre os mais vendidos da década, e seu nome circula como possível presidenciável. Impossível não ver uma relação entre o manifesto e o sacrifício de Villiers por Macron.

Villiers faz parte de todo um universo de personagens antipolíticos que avançam em cima das ruínas da política tradicional. Mais de 10% dos franceses se declaram dispostos a votar em Eric Zémmour, um comentarista de TV conhecido pelas suas posições extremistas anti-imigração. François Ruffin, que usa camisa de futebol na Assembleia, é o deputado mais popular da esquerda.

O discurso mais repercutido no Dia do Trabalhadores foi de Francis Lalane, um Ney Matogrosso muito piorado, que declarou que a França tinha “mergulhado numa ditadura”. Algo vai mal na terra das revoluções sociais e do sindicalismo.

Quem ganha com a cacofonia ambiente é Marine Le Pen. Pela primeira vez na série histórica, o seu partido tem ultrapassado confortavelmente os 30% de opiniões favoráveis, o mínimo estabelecido para pretender uma vitória numa presidencial de dois turnos.

Na próxima quinta (6), todos vão medir as palavras de Macron sobre Napoleão. O julgamento moral será denunciado como uma concessão às teses pós-coloniais da esquerda americanizada. Uma celebração demasiadamente conservadora será vista como mais um apelo desesperado ao eleitor de direita.

Mas a memória de Napoleão serve sobretudo para lembrar que esquerda e direita não são apenas vulgares instrumentos do teatro da política, mas códigos seculares que organizaram as sociedades modernas desde que girondinos e montanheses escolheram seus respectivos lugares na Assembleia no 11 de Setembro de 1789. Em 2017, Macron declarou esses códigos abolidos, e a França perdeu o seu norte político. Cabe a ele levar até o fim a sua própria revolução e, em 2022, salvá-la de uma contrarrevolução.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.