Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Muito mais que o impeachment

Campanha contra Bolsonaro deve ser internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apoiar a destituição de um presidente diretamente responsável por milhares de mortes durante uma pandemia é um imperativo moral que supera as considerações institucionais, partidárias e eleitorais. No entanto, esse instrumento pode ser insuficiente para a disputa política contra um presidente com as características de Bolsonaro, cujas ações reverberam em toda a comunidade internacional.

O presidente Jair Bolsonaro durante entrevista coletiva após receber alta do hospital
O presidente Jair Bolsonaro durante entrevista coletiva após receber alta do hospital - Miguel Schincariol/AFP

O impeachment é por natureza um processo endógeno, dificilmente legível para observadores estrangeiros, que precisam mergulhar nos meandros da lei brasileira e decifrar as ironias dos membros da CPI para entender os seus desdobramentos. O regresso da campanha pelo impeachment depois da polêmica, e até hoje mal compreendida, destituição de Dilma Rousseff também reforça a impressão de que a crise política nacional se resume a uma repetição de fracassos presidenciais.

Mas a dinâmica da campanha contra Bolsonaro é única por causa da questão climática. Só na semana passada, o Financial Times exigiu no seu editorial uma punição aos crimes ambientais perpetuados pelo seu governo, e o Guardian alertou para uma mudança de paradigma na dinâmica das emissões de carbono da floresta amazônica. Estimulada pelo trauma das enchentes na Bélgica e na Alemanha, a União Europeia vai acentuar a pressão contra o governo brasileiro, e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil está formalizando uma nova denúncia contra Bolsonaro em Haia. O debate sobre o impeachment provincianiza a política brasileira, quando ela nunca foi tão globalizada.

Enquanto a campanha pelo impeachment deve perder fôlego com o aproximar das eleições, a campanha internacional pela proteção da Amazônia deve ganhar uma dimensão inédita nos próximos meses, alimentada pela insistência do governo Bolsonaro em avançar com o desmonte da política ambiental, por fenômenos como as queimadas, e a eventos diplomáticos como a COP26.

Nesse contexto, dedicar muito tempo a especulações sobre o impacto dos sentimentos da classe política de Alagoas nas decisões de Artur Lira, ou à análise das manobras obscuras da Procuradoria-Geral da República, é a melhor forma de subaproveitar o potencial da sociedade civil brasileira. Insistir nessa estratégia significa perder a oportunidade de mostrar ao mundo que o Brasil dispõe das lideranças, dos instrumentos e das tecnologias necessárias para reverter a situação da Amazônia. Também significa perder a última chance antes das presidenciais de vincular a morte em massa de brasileiros à devastação da floresta, e a luta pela democracia à emergência climática.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Bolsonaro tem o mérito involuntário de, por meio de sua atitude criminosa, colocar o meio ambiente no centro das relações internacionais brasileiras. Em plena revolução climática, talvez tenha chegado a hora de apostar ainda mais na internacionalização da luta contra o seu governo. A sua destituição deve ser sempre exigida. Mas não podemos esquecer que, lá fora, o mundo não gira em torno do impeachment.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.