Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Luta contra emergência climática passa por renovação da Petrobras

Seria suicídio abdicar da única empresa capaz de organizar transição energética nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agora a Petrobras é a origem de todos os males do país. Em Brasília ou Roma, Bolsonaro a critica pelos lucros excessivos, a chama de "problema" e a ameaça de privatização.

A multiplicação de referências à Petrobras nas semanas que antecederam a COP26 não é anódina. O governo visivelmente acredita que a conjugação das crises climáticas e energéticas pode legitimar a agenda de privatização da companhia de petróleo. ​

A conjuntura do setor é complexa. Com o abandono dos fundos de pensão e as ações coordenadas de acionistas nos conselhos de administração, as petroleiras privadas estão sendo confrontadas a uma pressão inédita do ativismo climático.

Fachada da sede da Petrobras no Rio de Janeiro - Mauro Pimental - 9.mar.20/AFP

Em agosto do ano passado, a Exxon, herdeira da Standard Oil, perdeu o seu lugar no Dow Jones Industrial Average pela primeira vez no século. Entre as estatais, as dificuldades crescentes para captar novos investimentos criam a sensação de que elas estão paralisadas pelo desafio da transição energética. Episódios recentes, como os leilões do pré-sal esvaziados, ampliaram o desespero.

Na COP26, tudo indica que a indústria fóssil será designada como o alvo a abater na próxima década. Perante tantas ameaças, o governo pretende apresentar a privatização da Petrobras como a única forma de rentabilizar os ativos e provocar um choque sistêmico na economia brasileira.

Mas esse novo embuste de Paulo Guedes está condenado ao fracasso. O capital humano e tecnológico das petrolíferas pode não ser facilmente adaptável ao desafio das energias renováveis, e as estatais são tradicionalmente avessas a investimentos fora dos seus setores de expertise.

Porém, isso está mudando, e, no mundo inteiro, da Colômbia à China, passando pelos países escandinavos, estatais petrolíferas estão pilotando a inovação tecnológica em energias renováveis, baterias e captura de carbono, enquanto administram a produção de petróleo e gerem o choque da redução de consumo energético no longo prazo.

As estatais também são estratégicas porque a indústria fóssil, infelizmente, continuará sendo o esteio das relações internacionais. Alguns cenários estimam que o mundo continuará utilizando 100 milhões de barris por dia em 2040.

A trajetória da China, a rainha da energia solar e do carvão, dos Estados Unidos, líder da campanha pelo clima apegado ao gás de xisto, ou da Alemanha, governada por ambientalistas, mas dependente do gás russo, mostram que a geopolítica da energia verde vai se somar à geopolítica da energia fóssil, dominante desde a revolução industrial.

No Brasil, todos os campos políticos precisam se adaptar à nova realidade. Os defensores de um Estado forte devem aposentar o slogan empoeirado do "Petróleo é nosso" e lançar um programa para o futuro da Petrobras além do petróleo. Os liberais têm de largar o fetiche da privatização e aceitar que seria um suicídio o Estado abdicar da única empresa com capacidade tecnológica e humana para organizar a transição energética nacional.

Até o relógio quebrado está certo uma vez por dia. Assim, Bolsonaro teve razão em colocar a Petrobras no centro do debate sobre a emergência climática.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.