Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Nanificação do PSDB significa perda para todos os eleitores

Declínio dos tucanos, impulsionado por manobras de suas lideranças, representa uma tragédia democrática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, três homens disputarão as prévias para a candidatura do PSDB à Presidência. Eles mal conseguem pontuar acima de 3% nas sondagens nacionais.

Dificilmente a campanha poderia ter sido mais melancólica. João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio atravessaram os debates se enfrentando sobre o regimento interno, o aplicativo de votação e outras intrigas menores. Chegarão no dia do voto sem terem nem sequer desenhado um rascunho de projeto de país.

Este é o último ato do declínio de um partido que, sete anos atrás, chegava aos 49% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais e se preparava para iniciar um novo ciclo no poder.

O governador João Doria (SP), o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (AM) e o governador Eduardo Leite (RS) durante debate das prévias do PSDB
O governador João Doria (SP), o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (AM) e o governador Eduardo Leite (RS) durante debate das prévias do PSDB - Divulgação/Assessoria Doria

É fácil demais imputar a ruína do PSDB a externalidades como a crise dos partidos tradicionais e a ascensão da extrema direita. Os estratagemas das suas lideranças também contribuíram para o desastre. Ao decretar o fim da política e apostar em um animador de auditório de televisão, FHC desmoralizou uma geração inteira de quadros preparados. A reconversão de Aécio Neves em zelador do centrão destruiu o prestígio do partido entre o seu eleitorado tradicional, mobilizado durante anos pela agenda anticorrupção.

Desconhecendo o valor da lealdade política, Doria negociou a alma dos tucanos pela sua eleição para governador em 2018. Amaldiçoado por esse pacto faustiano, passou o seu mandato tentando conter a bolsonarização dos radicais e o êxodo dos moderados. Hoje, as suas mensagens confeccionadas por marqueteiros ecoam no vazio.

Só aqueles que decidiram se afastar da farsa ou batalhar contra a deriva, à imagem de Geraldo Alckmin e Tasso Jereissati, conservaram a sua autoridade política. A promessa modernizadora de Eduardo Leite talvez tenha chegado tarde demais para reverter o clima de debandada.

Se Doria tivesse olhado para outras democracias liberais, teria entendido que a abolição incondicional do cordão sanitário que dividia a direita e a extrema direita seria fatal para o PSDB.

Depois de anos observando as mudanças no sistema político, as lideranças europeias chegaram a um diagnóstico claro e consensual: a extrema direita tem o seu ciclo próprio e tende a perder força depois de experiências governativas fracassadas, como no caso da Itália, ou de longos ciclos de contestação infértil. Cabe aos partidos tradicionais preservar a sua identidade, evitar as tentações oportunistas dos ciclos eleitorais e deixar passar a tempestade.

Quem perde com os erros crassos do PSDB é o eleitor brasileiro. Como ficou mais claro desde a semana passada, o polo conservador está se reorganizando em torno de duas forças que têm em comum o desprezo pelas normas republicanas: Jair Bolsonaro e Sérgio Moro.

Sequestrada por excrescências da rebelião anti-política, que nos legou o vandalismo sanitário, a truculência golpista e a vergonha mundial, a direita brasileira está condenada ao destino da direita americana, engolida pelo fanatismo trumpista. Todos os democratas só têm a deplorar o fim da era tucana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.