Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

EUA, Europa e China antecipam as consequências da guerra na Ucrânia

Ruínas de Moscou serão o palco da competição entre as superpotências deste século

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A guerra foi o choque que concretizou a transformação da União Europeia em unidade geopolítica. Ela recebeu o presidente Volodimir Zelenski no Parlamento, coordenou o armamento da sua resistência e ensaiou se desvincular do capitalismo russo.

Até o tabu da dependência dos hidrocarbonetos está ameaçado. Em nome do esforço militar, não estamos longe de ver ecologistas europeus votando a reabertura de minas de carvão. Os políticos que alimentavam a ambiguidade sobre o regime Putin foram extintos eleitoralmente. A candidatura do pró-europeu Emmanuel Macron a um segundo mandato presidencial foi um não acontecimento. É a reeleição pela guerra.

Manifestante com cartaz contra a guerra na Ucrânia é fotografada por policial durante ato crítico a Putin em Moscou - 3.mar.22/AFP

Nos Estados Unidos predomina a lógica isolacionista instituída por Donald Trump. No seu discurso sobre o Estado da União, Joseph Biden usou a Ucrânia como pretexto para retomar sua agenda de reformas econômicas. Informes sobre o investimento em infraestrutura e a regulação do preço da insulina ocuparam mais espaço do que as digressões sobre liberdade e democracia.

O Estado americano fornece recursos militares e pressiona os aliados russos, começando por Irã e Venezuela. Mas a alma da guerra continua na Europa.

Face à ampliação do bloco ocidental, Putin abriu o segundo front: a própria Rússia. Ele impôs penas de 15 anos de prisão a quem criticar o conflito e encerrou toda a imprensa independente. Circulam rumores sobre a introdução da lei marcial e do recrutamento militar obrigatório. Assolada pelas sanções, a população russa também tem de enfrentar o regresso do totalitarismo.

O Putin sombrio e realista romantizado por Oliver Stone, que chegou ao poder por meio de uma aliança entre o aparelho de segurança e o capitalismo extrativista, já pertence aos livros de história. Os seus discursos são todos enxaguados no fanatismo nacionalista e religioso.

Kiev será a primeira grande batalha da guerra da Ucrânia. Aos olhos dos europeus, a capital é a última linha de defesa da UE. Se ela cair, todo o continente ficará ameaçado pela ditadura militar-milenarista.

Na visão de Putin, Kiev "é a mãe de todas as cidades russas". A defesa do destino histórico do imperialismo russo justifica todos os meios: o massacre de civis, o terrorismo nuclear e a ameaça da bomba.

Representadas pelo seu porta-voz Zelenski, as fações mais radicais do bloco ocidental defendem o envolvimento imediato da Otan com a criação de uma zona de exclusão aérea, um suave eufemismo para guerra atômica. Mas a escalada infernal deve ser evitada, e a primeira batalha não será a última. O lado derrotado será instado a se sentar à mesa de negociação que está sendo montada pelos diplomatas israelenses.

Quanto à China, ela parece jogar em outro espaço-tempo. Seu apoio à Rússia não se estende a Vladimir Putin. Uma potência com ambições globais jamais selaria um pacto de morte com um regime em perdição. Pequim sabe que chegará o momento em que o Kremlin, com ou sem o autocrata, vai precisar organizar sua reinserção geopolítica.

O cenário de uma Rússia economicamente dependente da China é visto como uma ameaça existencial pelos EUA. As ruínas de Moscou serão o palco da competição entre as superpotências deste século.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.