Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro
Descrição de chapéu União Europeia

Le Pen encosta em Macron depois de esconder extremismo sob discurso 'paz e amor'

Dinâmica da eleição é manifestação de patologia grave da democracia francesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A oito dias da eleição presidencial, Emmanuel Macron apelou. Ele, que construiu a sua carreira em cima da promessa de ruptura com a política tradicional, recheou o seu comício de sábado (2), um dos pontos altos da sua campanha de reeleição, com referências à esquerda.

Lembrou a mensagem de François Mitterrand, figura emblemática dos socialistas no século 20, e roubou trechos do discurso do candidato trotskista Philippe Poutou, personagem folclórico da política nacional.

Trabalhador fixa cartazes de candidatos na eleição presidencial da França - Philippe Lopez/AFP

Como tudo no macronismo, o movimento do presidente foi calculado e os seus objetivos, previamente demarcados. O primeiro, mais evidente, é estabelecer um diálogo direto com os militantes de esquerda. O principal líder dessa corrente, Jean-Luc Mélenchon, terceiro nas sondagens, já indicou que vai consultar os seus apoiadores se for eliminado no primeiro turno. Em 2017, ele se recusou a apoiar Macron contra Marine Le Pen.

O segundo objetivo é mais subversivo e revelador da realidade política francesa. Com a sua guinada retórica, Macron também visa as classes populares, que formam o núcleo duro do eleitorado de Le Pen. A semana passada foi marcada pela sondagem que colocou a candidata da extrema direita a três pontos de Macron num eventual segundo turno. Um resultado histórico, fruto de uma bem-sucedida estratégia de normalização.

Para fugir da barulheira provocada pela emergência do seu rival Eric Zemmour, Le Pen trocou a fobia migratória pelo discurso social e adentrou numa campanha personalista e paroquial. Ela aparece passeando a cavalo e conversando com os artesãos da "França profunda". Entre suas tiradas sobre o poder de compra, a sua bandeira de campanha, ela revela detalhes da sua vida de quinquagenária solteira, criadora de gatos e apreciadora de cigarro eletrônico.

A filha de Jean-Marie Le Pen, negacionista do Holocausto, que outrora encarnava todos os males da Nação, virou a vizinha do lado e chegou ao segundo lugar no ranking de personalidades políticas favoritas dos franceses.

Enquanto isso, o seu programa extremista permanece intacto. A sua promessa de fazer um referendo nos primeiros dias de seu eventual governo acerca de uma lei sobre a identidade francesa, o que a permitiria contornar os altos tribunais do país, é vista por juristas como uma primeira tentativa de instaurar o modelo iliberal do húngaro Viktor Orbán.

A vitória de Le Pen ainda é uma improbabilidade estatística, mas a resiliência da sua candidatura acaba com o mito da tecnocracia centrista como solução contra o populismo. Eleito nas ruínas da social-democracia, Macron fracassou na tarefa de construir um novo sistema político.

Verticalizado e centralizado, seu partido não conseguiu criar bases regionais e aprofundou o abismo entre a política local e os dirigentes nacionais. O vazio foi ocupado pelos candidatos antissistema, que organizaram a sociedade transtornada pela fúria dos Coletes Amarelos e as angústias da tripla crise militar, sanitária e climática.

A dinâmica desta eleição mostra que a imagem de Macron como um presidente desconectado da população não é uma simples fantasia antielitista. Ela é a manifestação de uma patologia grave da democracia francesa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.