Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro
Descrição de chapéu União Europeia

Vitória de Macron na França representa uma democracia que resiste

Reeleito, presidente vai enfrentar o desafio de compor maioria no Parlamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reeleição de Emmanuel Macron é a última derrota da extrema direita francesa no seu modelo tradicional. O segundo turno provou, de uma vez por todas, que a legitimidade política de Marine Le Pen não deriva do seu carisma ou da sua inteligência, mas de sua dinastia, que representa a corrente racista e negacionista francesa desde o pós-guerra.

Depois de três derrotas, ela dificilmente terá condições para liderar o que aparenta ser um processo de transição da ultradireita, com a integração dos elementos mais radicais do lado tradicional desse campo e a ascensão de líderes perturbadores como Eric Zemmour. A marca Le Pen pode continuar no jogo eleitoral por meio da sobrinha de Marine, a jovem estrela Marion Maréchal, mas dificilmente a família manterá o direito quase taumatúrgico de disputar as presidenciais em nome do seu bloco ideológico.

O presidente reeleito da França, Emmanuel Macron, celebra com apoiadores no campo de Marte, em Paris - Thomas Coex - 24.abr.22/AFP

Macron pode se orgulhar de ser o primeiro presidente reeleito em 20 anos. Seus predecessores dificilmente teriam sobrevivido a um mandato recheado de revolta, pandemia e guerra.

Sob seu comando, a França deixou de ser o "homem doente da Europa", impossível de reformar e em desemprego permanente. A vitalidade econômica alemã não parece mais uma miragem inalcançável e a Guerra da Ucrânia confirmou a posição de Paris como capital geopolítica da União Europeia. Iniciativas memoriais sobre a cumplicidade francesa no genocídio de Ruanda e a guerra da Argélia estão virando uma página na história da França.

A questão é se o rei vai ter um reinado. Organizado em torno do projeto individual do presidente, o República Em Marcha terá dificuldades em designar um sucessor ao seu criador e idealizador intelectual. A França Insubmissa, coalizão de diferentes eleitorados, dificilmente resistirá à partida de seu líder, Jean-Luc Mélenchon.

Nesse contexto, as tradicionais conversas pós-presidenciais sobre as estratégias dos partidos e o destino das lideranças não fazem muito sentido. A chance é alta que, daqui a cinco anos, nenhum dos figurões da paisagem política francesa esteja mais aqui.

Esse momento de transição torna as eleições para o Parlamento francês, que vão se realizar em junho, as mais incertas da história. Delas dependem a viabilidade do futuro governo Macron, que provavelmente terá de compor uma maioria acrobática através de alianças com o que resta de ecologistas, conservadores e socialistas.

Acompanhada por uma audiência mundial e corretamente apresentada como um momento de verdade para a Europa, a eleição francesa também será lembrada pela mobilização internacional. A mensagem de apoio a Macron da parte de Lula na véspera do segundo turno coincidiu com manifestações públicas, e algo inéditas, de governantes de Espanha, Alemanha, Portugal e Itália.

Num momento em que Jair Bolsonaro (PL) voltou a flertar com o vandalismo eleitoral, o episódio cria um precedente importante para o Brasil. A democracia está fragilizada, mas a eleição francesa mostra que a Europa e a América Latina ainda estão dispostas a lutar por ela.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.